O Memorial de Phil Mendrix

O Memorial de Phil Mendrix

Redacção

A Junta de Freguesia de Alcântara cedeu um pequeno espaço à Mendrix Associação, para homenagear o saudoso guitarrista português Phil Mendrix.

Com mais de 50 anos de carreira, fez parte de bandas como os Chinchilas, Roxigénio, Psico, Heavy Band, Irmãos Catita ou Ena Pá 2000. Em 2017, recebeu da  Sociedade Portuguesa de Autores, a Medalha de Honra da SPA. Filipe Mendes, carinhosamente alcunhado Phil Mendrix, morreu no ano passado, tinha 70 anos.

O músico foi homenageado com um memorial, inaugurado no passado Domingo, no Jardim do Alto de Santo Amaro de Alcântara, em Lisboa, e dedicado também à música rock. O espaço foi cedido pela Junta de Freguesia de Alcântara. A Agência Lusa avançou com mais detalhes:

«De acordo com a Mendrix Associação, o Memorial ao Rock e a Filipe Mendes, “composto por um bloco em betão forrado a azulejos onde se encontra mergulhada uma réplica da guitarra de Filipe Mendes (que, na sua passagem pelos Ena Pá 2000, passou também a ser conhecido como Phil Mendrix), uma Gibson Les Paul Gold Top, importada em 1968 e que, segundo entendidos, terá sido a primeira desse modelo a entrar em Portugal”.

“O memorial que simboliza uma porta para o mundo de Phil Mendrix conta ainda com dois painéis de azulejos. Um com a sua face estilizada, outro com a assinatura do próprio”, descreveu a associação, que edificou a obra em conjunto com a família do músico».

Foto do memorial a Phil Mendrix, no Facebook dos Ena Pá 2000.