Metallica, Judas Priest, Megadeth e Slayer juntos em doc sobre Flying V

Metallica, Judas Priest, Megadeth e Slayer juntos em doc sobre Flying V

Redacção

Documentário de 67 minutos dedicado ao mítico modelo de guitarra Flying V chega em DVD no dia 11 de Setembro.

A guitarra Flying V é um dos instrumentos mais icónicos da história do heavy metal. Só a sua silhueta é suficiente para aquecer o sangue dos headbangers. Agora, este modelo de guitarra será o tema de um novo documentário, “Flying V”, a sair em DVD a 11 de Setembro.

O filme de 67 minutos apresenta entrevistas com a maioria dos principais deuses do metal que popularizaram a Flying V ao longo dos anos, incluindo elementos dos Metallica, Judas Priest, Slayer, Megadeth, entre muitos outros.

Como o elenco do documentário indica, a guitarra, introduzida no mercado pela Gibson em 1958, tornou-se uma peça básica do thrash metal dos anos 80: Kerry King, dos Slayer, nunca deixou de usar, Dave Mustaine, dos Megadeth, também não, e James Hetfield, dos Metallica, é apropriadamente a figura central no cartaz do filme, ele que usa este modelo de guitarra desde os primeiros dias da banda. Todos estes guitarristas foram entrevistados para o filme realizado por Peter Hansen.

Antes de se tornar um símbolo inequívoco do heavy metal, este modelo de guitarra era apenas estranho. Os seus ângulos sugerem a estética da era surf prevalecente na altura em que foi concebido e a sua forma evocava os desenhos triangulares de um antigo Corvette dos anos 50. A natureza extrema da guitarra e a sua forma poderia dissuadir os puristas, mas eram exactamente essas características que atraíram bandas como Judas Priest, para as quais a imagem fazia parte do espectáculo de palco.

Vê o trailer e o cartaz do documentário abaixo. Pré-encomendas aqui.