Mike Clement, O Guitar Tech de Iommi Revela Como Fazer um Setup de Guitarra Ideal Para o Som dos Sabbath

Mike Clement, O Guitar Tech de Iommi Revela Como Fazer um Setup de Guitarra Ideal Para o Som dos Sabbath

Nero

Guitar tech de Tony Iommi há largos anos, Mike Clement, revela em vídeos alguns dos seus truques e como configurar uma guitarra eléctrica ao gosto do guitarrista Black Sabbath. Se professas fé na Igreja Maldita do Trítono, este vídeo é obrigatório.

No mais recente episódio de Guitar Tech Tips, programa de Kris Barosci no YouTube, o convidado foi Mike Clement, ao serviço de Tony Iommi, como seu guitar tech, há mais de 30 anos. Antes de começar a trabalhar com o “Iron Man”, Clement serviu como técnico, durante três anos, com os Motörhead.

Durante o programa, o guitar tech revela a sua abordagem à mudança das cordas da guitarra eléctrica, a forma de ajustar a acção destas e como ajusta a altura do braço e dos trastes nas SGs de Iommi. Numa longa conversa, Clement disserta também sobre a importância dos pickups custom e do amp de assinatura de Iommi (o Laney TI100) no seu som. Quanto às dicas para rapidez na troca de cordas, elas foram aprendidas nos tempos com os Motörhead, pois os saudosos Würzel e Lemmy tocavam com imensa força e partiam cordas amiúde. «Habituei-me a fazer isso muito rapidamente. Conseguia trocar e esticar uma corda e devolver-lhes o instrumento antes do fim de uma canção», refere Clement, orgulhoso.

De volta aos Sabbath, aponta a preferência de cordas de baixo calibre por parte de Iommi e como a lesão do guitarrista, num acidente de maquinação, implicou com a sua forma de tocar guitarra, recordando que Iommi teve de utilizar cordas banjo para os agudos, numa época em que existiam menos opções de calibragem.

De resto, admite que muitas das suas configurações são feitas por feeling e que a única ferramenta essencial é a sua régua de metal, para verificar a curvatura do braço. Quando se trata de o ajustar, coloca-o perfeitamente plano, antes de lhe dar um pouco de altura até que as cordas estejam apenas ligeiramente acima dos trastes.

EGITANA