Quantcast
“More Joy!”, Novo e Viciante Single dos Duran Duran

“More Joy!”, Novo e Viciante Single dos Duran Duran

Redacção

Os Duran Duran lançaram o single “More Joy!”, com participação das japonesas Chai. O tema faz parte do 15.º álbum da banda, “Future Past”, com produção de nomes de peso como Giorgio Moroder, Mark Ronson e Erol Alkan, e data de lançamento prevista para o dia 22 de Outubro via Tape Modern/BMG.

Nesta nova faixa, os Duran Duran exaltam exactamente isso – mais alegria -, aprofundam a sua característica energia pop e adicionam um sabor de pop-disco-punk com a colaboração das Chai, banda punk feminina de Nagoya, Japão. Com sintetizadores acelerados, percussão motriz e as vozes das Chai, “More Joy!” evoca pura euforia.

Sobre esta colaboração, as Chai referem estar «muito contentes», e explicam. «Quando os Duran Duran nos convidaram para fazer parte deste single, nós ouvimos e pensámos: “Isto é muito animado, muito rock, bom e divertido”. E dançámos. Acrescentámos as nossas vozes ao som rock, tornando-o ainda mais alegre».

O álbum “Future Past” marca também o regresso dos produtores Erol Alkan, Giorgio Moroder e Mark Ronson. Conta ainda com a especial colaboração de Graham Coxon dos Blur na guitarra, Mike Garson, o primeiro pianista de David Bowie, e as vozes de Lyke Li, bem como com as colaborações de Tove Lo e Ivorian Doll.

O primeiro single, “Invisible”, foi lançado em Maio e o videoclipe foi produzido por Huxley, um artista criado a partir da inteligência artificial.

Nick Rodes, co-fundador da banda, faz as comparações: «Penso que com “Invisible” conseguimos fazer a escultura da forma que queríamos. Sonoramente, é uma peça musical invulgar. Penso que quando todos os instrumentos se juntam criam um som que talvez nunca tenhamos escutado anteriormente».

O vídeo oficial de “Invisible” é a primeira colaboração entre artistas em diferentes planos de existência. É uma inovação, Huxley é um artista de inteligência artificial cuja mente foi projectada com base no que sabemos sobre o funcionamento dos processos cognitivos e emocionais do ser humano.

Huxley é um sonhador único com o seu próprio cérebro de inteligência artificial, cria e sonha tanto como nós, e usa a sua técnica designada como “interferência activa”, que foi originalmente criada por Karl Friston (um dos mais influentes neurocientistas da história) e que permite explorar as mais complexas paisagens que imaginamos nas letras e tons emocionais da música. Huxley pega nos conceitos que estão enraizados na linguagem humana e no seu simbolismo icónico e traduz os mesmos para imagens provocativas e ousadas que ultrapassam os limites da imaginação, criando uma nova forma de discurso visual que é singular.

Sobre o próximo álbum e o mais recente single, Simon Le Bom revelou: «Quando entrámos em estúdio no final de 2018, estava a tentar persuadir os rapazes de que precisávamos de escrever duas ou três faixas para um EP. Quatro dias mais tarde, com mais de 25 canções que mereciam ser desenvolvidas, percebi que o processo ia ser longo, mas tudo isto foi antes da Covid».

O vocalista dos Duran Duran explica todo o processo: «Estávamos em 2021, com o nosso 15.º álbum em estúdio, Future Past, em esforço para sair cá para fora. Música de Duran Duran com Graham Coxon, Lykke Li, Mike Garson, Erol Alkan, Mark Ronson, Giorgio Moroder (pelo amor de Deus!). Não estou a dizer que é épico, mas… sim, estou. Iniciámos com a faixa “Invisible”, que começa como uma história sobre um relacionamento unilateral, mas que se tornou em algo mais, porque “uma multidão sem voz não recua”. O ritmo da faixa de John e Roger é montanhosa; as melodias de Nick sobem e descem; a guitarra de Graham é como uma faca. Agora, parece ser exactamente o certo.»

“Future Past” chega dia 22 de Outubro, mas já podes fazer a pré-compra.

Duran Duran são um dos nomes confirmados para o Rock in Rio Lisboa 2022.