Morreu Doug Lubahn, Baixista de Sessão dos Doors

Morreu Doug Lubahn, Baixista de Sessão dos Doors

Nero

Doug Lubahn foi o baixista que mais álbuns gravou com os Doors. O músico morreu aos 71 anos de idade.

Morreu Doug Lubahn, músico de sessão dos The Doors, com quem gravou os baixos em três dos mais icónicos discos da banda: “Strange Days” (1967), “Waiting For The Sun” (1968) e “The Soft Parade” (1969). Lubahn foi apresentado aos Doors pelo seu produtor, Paul Rothchild. Durante as sessões de “Strange Days”, Lubahn (que estava a trabalhar em Clear Light, o seu projecto principal, com Rothchild) foi convidado pelo produtor para se juntar oficialmente aos Doors.

Lubahn referiu-se a essa convite, mais tarde, em entrevista, afirmando que a oferta o ofendeu. «Fiquei naquela… O quê? Estás a trabalhar com a minha banda e queres que deixe a minha banda para me juntar a esta banda? Então recusei».

A recusa poderá ter tido consequências na história dos Doors. Recorde-se que durante os oito anos da sua carreira, a lendária banda nunca teve oficialmente um baixista. Ao vivo, Ray Manzarek assumia as linhas de baixo através das potencialidade de um Fender Rhodes, e em estúdio a banda usou vários músicos de sessão. Lubahn foi quem gravou mais álbuns. Foi a sua esposa, Pat Devanny quem anunciou a sua morte, no passado Domingo.