Morreu Eddie Gale, trompetista de Sun Ra e Cecil Taylor

Morreu Eddie Gale, trompetista de Sun Ra e Cecil Taylor

Nuno Sarafa

Também conhecido por “Embaixador do Jazz de San Jose”, Eddie Gale, o famoso trompetista de jazz conhecido pelo seu trabalho com Sun Ra e Cecil Taylor, morreu aos 78 anos vítima de doença prolongada.

Edward Gale Stevens Jr., conhecido no mundo da música em geral e do jazz em particular por Eddie Gale, nascido em Brooklyn a 15 de Agosto de 1941, começou a estudar com o trompetista Kenny Dorham, e cedo deu nas vistas em sessões ao lado de John Coltrane, Cecil Taylor, Booker Ervin e Larry Jones. Gale participou no célebre álbum de free jazz de Cecil Taylor, de 1966, “Unit Structures”, para a não menos célebre Blue Note Records.


Depois de ter sido apresentado a Sun Ra pelo baterista C. Scoby Stroman na década de 1960, Gale tornou-se um colaborador frequente do titã do jazz, participando nas gravações dos álbuns deste durante as décadas de 1960 e 1970.

Gale lançou também os seus próprios álbuns a solo sob a égide da Blue Note: “Ghetto Music”, de 1968 e “Black Rhythm Happening”, de 1969.

No início da década de 1970, Gale mudou-se para o oeste depois de lhe ter sido oferecido um contrato em formato de residência artística na Universidade de Stanford. Fixar-se-ia em San Jose, onde passou os anos seguintes a ensinar e a promover a música jazz em toda a comunidade.

Em 1974, o presidente da câmara de San Jose nomeou Gale “Embaixador do Jazz de San Jose” e no ano passado o seu nome foi incluído no Black Legends Hall of Fame.

Eddie Gale no seu melhor:

EGITANA