Morreu Johnny Nash

Morreu Johnny Nash

Redacção

Johnny Nash, conhecido do grande público por ser o autor e intérprete do enorme sucesso “I Can See Clearly Now”, tinha 80 anos e morreu em casa devido a causas naturais.

Segundo relatos da imprensa norte-americana, o estado de saúde de Johny Nash tinha vindo a piorar nos últimos tempos, até que acabou por falecer de causas naturais, na cidade onde nasceu, Houston, no Texas, contou o filho Johnny Nash Jr à estação de televisão CBS. Nascido John Lester Nash Jr a 19 de Agosto de 1940, Nash ficou mais conhecido pela sua canção “I Can See Clearly Now” que, em 1972, liderou todos os rankings. Foi graças a esta música que Nash deixou de ser um cantor pop para se afirmar como estrela do reggae.

Nash cresceu a cantar no coro da igreja e apenas com 13 anos tinha já o seu próprio programa na televisão de Houston. Uns anos mais tarde, apareceria na televisão nacional em programas da altura, como é o caso de The Arthur Godfrey Show, onde cantou um cover de Doris Days “A Very Special Love”.

Johnny Nash, “o primeiro cantor não jamaicano a gravar reggae na Jamaica“, era dono de uma carreira que transitava entre a pop e o reggae. Em 1950 estreou-se como actor, mas o ponto alto da sua carreira acontece em 1972 – quando escreveu e deu voz a “I Can See Clearly Now”, que também ficou conhecida na voz do jamaicano Jimmy Cliff. O tema, composto depois de uma operação de Nash às cataratas, vendeu mais de um milhão de cópias e esteve quatro semanas no top da Billboard.

Os primeiros passos de Nash no mundo do espectáculo foram dados nos anos 50, quando começou a fazer covers de canções populares da época, como “Darn That Dream”. Uma década mais tarde tinha já a sua própria gravadora de discos e ajuda a lançar a carreira de um amigo seu que era, nada mais, nada menos que Bob Marley, um dos cantores reggae mais aclamados de todos os tempos. Trabalhou também como actor e produtor, tendo participado no filme “Take A Giant Step”, entre outros. O pico da sua carreira foi entre o final dos anos 60, início dos anos 70, quando lançou os hits “Hold Me Tight”, “You Got Soul”, uma versão que antecedeu a “Stir It Up” do Bob Marley, e, claro, “I Can See Clearly Now”, até hoje a sua canção de assinatura.

O seu último álbum saiu em 1986, tendo passado os restantes anos da sua carreira a digitalizar o seu trabalho anterior, algum do qual se perdeu num incêndio que houve nos estúdios da Universal em Los Angeles em 2008.

Johnny Nash foi casado três vezes e teve dois filhos. “Foi um pai maravilhoso e um homem dedicado à família. Amava as pessoas e o mundo. A sua falta será sentida em toda a comunidade. A família era tudo para ele”, disse seu filho ao TMZ, site especializado em notícias de celebridades.

EGITANA