Morreu Júlio Costa [Trio Odemira]

Morreu Júlio Costa [Trio Odemira]

Redacção

Cinco dias depois de ter sido anunciado o falecimento de Carlos Costa, o seu irmão Júlio Costa faleceu aos 85 anos, também ele era músico do Trio Odemira.

Júlio Costa tinha 85 anos e a notícia da sua morte foi anunciada pelo actor Paulo Vasco à Agência Lusa. «O músico Júlio Costa morreu hoje, aos 85 anos, cinco dias depois do seu irmão Carlos. Desaparecem assim, num curto espaço de tempo, os elementos fundadores de um dos mais longevos e sem dúvida profícuos grupos da história da música portuguesa», disse Paulo Vasco.

O Trio Odemira era composto por Carlos Costa, Júlio Costa e Mingo Rangel e contava mais de 60 anos de carreira, tendo sido formado em 1958 e obtido sucesso com temas como “Ana Maria” e “Anel de Noivado”. Foi o o primeiro grupo a gravar em disco temas populares alentejanos, à excepção dos grupos corais, segundo a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, que dá como exemplo o single “Rio Mira”, de 1958. O grupo, segundo a mesma fonte, detém recordes de vendas como um Disco de Platina (mais de 140 mil exemplares) e seis Discos de Ouro (mais de 40 mil exemplares, cada).

EGITANA