Quantcast
Morreu Lou Ottens, Inventor Da Cassete

Morreu Lou Ottens, Inventor Da Cassete

Redacção

Morreu Lou Ottens, o homem que inventou a cassete. Tinha 94 anos.

A cassete foi inventada pelo holandês Lodewijk Frederik Ottens, mais conhecido como Lou Ottens, cuja morte, no último dia 6 de Março, é apenas hoje, dia 10, notícia um pouco por todo o mundo. Ottens também fez parte das equipas que inventaram o Compact Disc (CD) e o Vídeo 2000, formato de fita de vídeo que ainda rivalizou com o popular VHS.

Até pode ser que a cassete seja um artigo próximo da extinção – ou talvez não, uma vez que um certo revivalismo trouxe a fita de volta nos últimos anos -, mas a verdade é que guarda em si traços de memória colectiva. Na década de 1960, Lou Ottens desenvolveu a cassete quando era chefe de desenvolvimento de produtos na filial belga da empresa holandesa Philips. A ideia surgiu do desejo do engenheiro de lidar com um produto menos incómodo – em termos de tamanho – do que as antigas fitas de cartucho e dos LPs, acreditando que a invenção poderia ser uma saída prática e um produto muito popular. De facto, a invenção de Ottens foi um enorme sucesso em todo o mundo, já que mais de 100 biliões de cassetes foram vendidas desde o seu lançamento, em 1963, começando a desaparecer após o advento do CD, que foi desenvolvido 20 anos depois pelo mesmo Ottens em conjunto com uma equipa de engenheiros.

A cassete sempre foi, praticamente, uma experiência colectiva, pois, mais do que trazer os trabalhos dos artistas gravados num objecto que cabe num bolso, era amplamente usada para as famosas mixtapes ou colectâneas pessoais, que depois passavam de mão para mão. Alguém aí ainda tem dessas relíquias?