Morreu Maurice White, dos Earth, Wind & Fire

Morreu Maurice White, dos Earth, Wind & Fire

Tiago da Bernarda

O compositor principal da banda faleceu aos 74 anos.

Maurice White, fundador e compositor principal dos Earth, Wind & Fire, morreu, aos 74 anos, na quinta-feira passada.

O cantor, diagnosticado com Parkinson desde 1992, deixara as digressões devido à agressividade da doença. De acordo com a TMZ, a condição de Maurice White piorou nos últimos meses.

Foi White o responsável pela formação do grupo. Em 1969, pegou em Wade Flemons e Don Whitehead para criar um grupo de compositores chamado Salty Peppers. Foi recrutando músicos, incluindo o irmão, Verdine, e gradualmente foi-se apercebendo que tinha uma banda inteira na mãos. Eis a criação dos Earth, Wind & Fire. Com o álbum homónimo seguido de “The Need Of Love”, o grupo de soul e R&B atingiu sucesso imediato.

Durante o resto dos anos 70, a formação da banda foi alterando, sendo Maurice, o irmão e Wade Flemons, os únicos membros constantes desde a formação original. Foi também nessa década que ganharam o seu primeiro Grammy, na categoria de Best R&B Performance com a música “That’s The Way Of The World”. Entre 1970 e 1980, venderam mais de 90 milhões de álbuns por esse mundo.

No início dos anos 80, ajudaram a construir a cena disco, com singles como  “September”, “In the Stone”, “After the Love Has Gone”, “Boogie Wonderland”, “Let’s Groove”, e “Wanna Be with You”.

A banda entrou em hiato em 1983, mas White manteve-se activo como produtor para artistas como Barbra Streisand, Neil Diamond, e Cher. Em 85, lançou o seu primeiro álbum a solo.

Já os anos 90 mostraram-se fatais para os membros da banda. O saxofonista, Phoenix Horns, foi baleado em Los Angeles, em 1993. Wade Flemons morreu, vítima de cancro, no ano seguinte. Foi nesse mesmo ano que Maurice White decdiu reformar-se devido à sua luta constante com a doença de Parkinson.

Os Earth, Wind & Fire, arrecadaram 2o nomeações para os Grammys, seis das quais venceram, e venderam cerca de 100 milhões de álbuns em todo o mundo

Em 2000, foram condecorados no Rock and Roll Hall of Fame.

EGITANA