Quantcast
R.I.P. Walter Yetnikoff [CBS Records]

R.I.P. Walter Yetnikoff [CBS Records]

Redacção

Walter Yetnikoff, o lendário editor da CBS que ajudou a fazer de Michael Jackson uma superestrela, morreu aos 87 anos.

Walter Yetnikoff dirigiu a CBS Records entre 1975 e 1990, orientando as carreiras não só de Michael Jackson, mas também de Bruce Springsteen, Billy Joel, Barbra Streisand, The Rolling Stones e Paul McCartney. A causa da morte é desconhecida, sabendo-se apenas que Walter Yetnikoff estava doente há alguns anos.

Advogado de formação, trabalhou primeiro para o exército americano antes de encontrar o seu caminho na CBS, onde foi contratado como advogado interno em 1961. Juntamente com Clive Davis (outro lendário editor), Yetnikoff ajudou a tornar a CBS Records uma das maiores editoras do mundo. Foi colocado à frente da divisão internacional da editora em 1971 e nomeado presidente/CEO em 1975.

Um dos muitos episódios da carreira de Yetnikoff foi a sua ameaça à MTV em 1983. Yetnikoff disse que se o canal não reproduzisse os vídeos de Michael Jackson, retiraria da rede todos os outros vídeos de artistas da CBS. A MTV cedeu.

Nascido em 1933 no bairro judeu de Brownsville, Brooklyn, Yetnikoff descreveu a sua infância como extremamente dolorosa por ter sido abusado fisicamente pelo seu pai.