Moullinex Apresenta Novo Álbum Na Culturgest E Casa da Música [DATA EXTRA]

Moullinex Apresenta Novo Álbum Na Culturgest E Casa da Música [DATA EXTRA]

Redacção

ACTUALIZAÇÃO: Moullinex esgotou concerto na Culturgest, mas há nova data em Lisboa no 5 de Junho, na Culturgest. Bilhetes já à venda.


O concerto de apresentação do novo álbum de Moullinex – “Requiem For Empathy”, realiza-se em Lisboa, no Grande Auditório da Culturgest, no dia 4 de Junho, às 21h, e na Sala Suggia da Casa da Música, no dia 9 de Junho às 21h.

Pode uma pista de dança mudar o mundo? Luís Clara Gomes acredita que sim e a análise “da pista de dança como elemento capaz de mudar sociedades” é uma questão que lhe interessa bastante. Depois de um ano em que as relações passaram, na sua maioria, a um plano digital, Moullinex junta ciência e arte para criar empatia entre desconhecidos, nunca deixando de sentir a gravidade que lhe puxa os pés para a Terra e permite o convite à dança nos seus mais variados movimentos e formas.

Como diz, «apesar de vivermos numa sociedade cada vez mais digitalizada, ainda precisamos muito de coisas como a presença de seres humanos juntos na mesma sala e a situação de pandemia ainda reforçou mais, para mim, esta ideia de proximidade. Muito difícil de quantificar e de analisar, mas fácil de sentir, se calhar, “empatia” é o termo mais adequado, do ponto de vista humano, para identificar essa proximidade».

Pode a ciência e a arte criar empatia? E o que significa ser empático? Foi o que Moullinex partiu à descoberta para o seu quarto álbum. “Requiem For Empathy” parte desta declaração de interesse de Luís Clara Gomes para criar, à sua volta, um laboratório inteiro de experimentação que agora se traduz em concerto, onde, em palco, vamos poder ver o que foi o resultado desta residência artística, que reuniu músicos, artistas e neurocientistas que tentaram ilustrar através da música, um contágio emocional entre pessoas e a arte.

“Em Requiem For Empathy”, Moullinex volta a dirigir o seu laboratório sonoro olhando para o coração da pista de dança, oferecendo-nos, igualmente, espaços de refúgio para contemplação, mais digital e sintética mas não por isso menos musculada e emocional. Guiando-nos, canções e vozes que exploram os confins do universo pop, trazendo estrelas que uma bola-de-espelhos implícita largará pelo céu da Culturgest, acompanhadas por uma tradução visual, com vídeo em tempo real, um cenário audiovisual também apresentado em estreia, nesta noite.

Com lançamento previsto para o dia 30 de Abril, o novo álbum de Moullinex conta com as colaborações de GPU Panic (em Running in the Dark, Inner Child e mais dois temas), Ekstra Bonus (em Ven), Sara Tavares (em Minina di Céu), Selma Uamusse e Afonso Cabral.

O concerto de apresentação do novo álbum de Moullinex – “Requiem For Empathy”, realiza-se em Lisboa, no Grande Auditório da Culturgest, no dia 4 de Junho, às 21h, e na Sala Suggia da Casa da Música, no dia 9 de Junho às 21h.

Os bilhetes para o concerto de Lisboa custam 17€ e podem ser adquiridos, aqui.

EGITANA