Quantcast
Museu do Oriente apresenta “2016” um concerto multimédia inspirado na obra de Ryuichi Sakamoto

Museu do Oriente apresenta “2016” um concerto multimédia inspirado na obra de Ryuichi Sakamoto

Mariana Matos

O concerto multimédia “2016” do pianista João Vasco vai realizar-se no Museu do Oriente, a 24 de Outubro.

O evento é da autoria do pianista João Vasco, e vai reunir inéditos para piano, violino e violoncelo inspirados na obra de Ryuichi Sakamoto.

“2016” tem influências de um universo musical que abrange desde o período Barroco à contemporaneidade e de compositores como Schubert, Chopin, Stravinsky, Schnitke, Ligeti, Steve Reich, Philip Glass, Carrapatoso e Sassetti, com o devido destaque a “1996” do japonês Ryuichi Sakamoto.

Para além de ser pianista, João Vasco que também é videasta/cineasta, propõe criar um objecto artístico, em que música e imagem são criadas pelo mesmo autor, para o mesmo propósito. As duas dimensões dialogam em palco, tornando “2016” numa experiência imersiva, em jeito de diário de viagem.

As obras musicais e respectivas imagens foram esboçadas, concebidas e visualizadas entre 2016 e 2018 durante as digressões deste pianista. Quartos de hotel, aeroportos, ruas, monumentos, bastidores, palcos, pessoas e memórias de locais como Paris, Banguecoque e Maputo, entre outros, foram veículo e inspiração para as obras de “2016”.

A João Vasco junta-se, em palco, o violinista Pedro Lopes e o violoncelista Fernando Costa, jovens músicos eruditos de referência com um percurso artístico assinalável.

O concerto realiza-se a 24 de Outubro, às 19:00 horas. O preço de bilhete em sala tem o custo de 12 euros, mas fica a 2 euros se optar pela transmissão directa na sala virtual online CiveOn.