Música “Acredita no Véio” de Pelé e a dupla Rodrigo Y Gabriela

Música “Acredita no Véio” de Pelé e a dupla Rodrigo Y Gabriela

Mariana Matos

“Acredita no Véio” é a canção que celebra Pelé, na semana em que o antigo jogador de futebol comemora o seu 80º aniversário.

O tema é uma colaboração entre Pelé, que é o autor da letra, e a dupla vencedora do Grammy de “Melhor Álbum Instrumental Contemporâneo” de 2019, Rodrigo Y Gabriela. Pelé, uma das maiores lendas do futebol mundial, faz 80 anos no dia 23 de Outubro.

O ex-jogador afirma que «não queria que o público fizesse uma comparação entre Pelé, o compositor, e Pelé, o jogador de futebol. Isso teria sido uma grande injustiça – no futebol o talento foi um presente de Deus, a música sempre foi apenas para diversão.»

A colaboração surgiu quando a dupla Rodrigo Y Gabriela foi convidada pelo produtor musical Jorge Berlanga, para participar numa canção tributo ao compositor Armando Manzerro. Assim quando o produtor descobriu que Rodrigo Y Gabriela eram fãs de futebol, partilhou que era um grande amigo de Pelé e decidiu desafiar os três a fazerem uma música.

A música passou a fluir entre São Paulo (Brasil) e Ixtapa (México). “Acredita No Véio” foi escrita originalmente por Pelé em 2005 quando trabalhava com sua parceira regular, a jazzista e música brasileira Ruria Duprat, mais conhecida pelo seu trabalho com as estrelas do jazz Diana Krall, Randy Brecker e Ron Carter.

«Escrevi esta canção porque quando eu jogava no Santos, o treinador dizia que quando perdíamos era culpa dos jogadores, mas quando ganhávamos era macumba (magia negra). A música brinca com isso – é claro que a macumba não ganha nenhum jogo», acrescenta Pelé.

É de referir que a música será lançada com o apoio da Fundação Pelé.

Vê aqui o vídeo da canção:

 

EGITANA

fender