Música, programação e matemática: Linguagem Python em quatro passos

Música, programação e matemática: Linguagem Python em quatro passos

Redacção

O projecto “Introdução à Linguagem Python com Música” faz parte de um Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos.

O Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos desenvolveu no Laboratório de Experimentação Musical (L.E.M.) um novo projetco de Introdução à Linguagem Python com Música com o intuito de transmitir os conceitos básicos de programação em Python no EarSketch, um ambiente de programação on-line para fazer música.

A partir de segunda-feira, dia 2 de Novembro, ficam disponíveis, gratuitamente, quatro episódios no YouTube da OJM onde será feita a introdução à interface do EarSketch e à utilização de samples de áudio, aos tipos de dados e funcionamento de variáveis, e por fim, ficar-se-á a saber como adicionar efeitos transformadores e como se exporta a música e o código. Após estas quatro “aulas” on-line, os participantes poderão compor uma música no ambiente EarScketch com os samples fornecidos utilizando noções básicas de Python.

O produtor e MC Minus & MRDolly foi convidado a explorar este programa  juntamente com o formador do L.E.M., Pedro Sarmento, e o resultado é uma conversa interactiva, com resultados imediatos e funcionais para qualquer iniciante à programação.

Destinado a todos os interessados em programação, iniciados e profissionais, e aos amantes de música, este projecto é apresentado de forma aliciante e com um desafio. De forma a mostrar como é intuitiva a linguagem Python, o Programa Educativo da OJM lança um concurso cujo vencedor ganha um sampler Roland SP-404A.

A partir da peça “Jazz In the Space Age”, de George Russell, gravada pela Orquestra Jazz de Matosinhos, os participantes – com idades entre os 12 e os 20 anos – têm de criar um tema com os samples fornecidos utilizando a plataforma EarSketch e a programação Python. O concurso realiza-se de 2 a 30 de Novembro e o regulamento pode ser consultado no site da OJM.

Vê aqui o vídeo promo do projecto:

EGITANA

fender