Noiserv oferece banda-sonora a curta de animação sobre leucemia

Noiserv oferece banda-sonora a curta de animação sobre leucemia

Tiago da Bernarda

Vê o vídeo lançado pela Fundação Rui Osório de Castro, instituição que apoia a oncologia pediátrica.

A convite da Fundação Rui Osório de Castro, uma instituição de solidariedade social sem fins lucrativos que apoia a oncologia pediátrica nas áreas da informação e da investigação científica, Noiserv adaptou algumas das suas próprias canções como banda-sonora para uma curta-metragem de animação que visa colmatar a falta de informação fidedigna e de qualidade na área da oncologia pediátrica.

«Não há como dizer que não a uma causa que irá ajudar pais e miúdos, apresentando estas doenças de uma forma melhor», confessa David Santos, mais conhecido como Noiserv, à Arte Sonora.

É uma causa social. Nem vejo como um trabalho.

A banda-sonora consiste em duas composições do seu primeiro e último álbum. Foram utilizadas as faixas “Download”, do álbum “100 Miles from Thoughtlessness”, e “It’s easy to be a marathoner even if you are a carpenter”, do álbum “Almost Visible Orchestra”. «A minha música transmite muitas imagens e serve bem como pano de fundo quando queres passar uma mensagem», confessa.

Neste caso, a curta de animação, primeira numa série de vídeos que aborda os tipos de cancro mais comuns entre crianças, fala em detalhe sobre a causa, consequências e tratamentos possíveis para crianças diagnosticadas com leucemia. Doença que, por ano, surge em 350 de casos em Portugal, segundo a Fundação Rui Osório de Castro.

Foto: Vera Marmelo

EGITANA