NOS  Alive’19: Novas confirmações

NOS Alive’19: Novas confirmações

Inês Barrau

RY X, Xavier Rudd e Bob Moses são os últimos nomes adicionados ao cartaz da edição de 2019.

Bob Moses, a dupla de Vancouver, Tom Howie e Jimmy Vallance, vão levar ao  Palco NOS Clubbing o segundo trabalho de estúdio “Battle Lines”. Tom e Jimmy têm um daqueles percursos no mundo da produção de música eletrónica que se pode considerar genial. O duo ganhou vida em 2012 e o seu sucesso foi veloz. No último trimestre de 2015 apresentam ao mundo o álbum de estreia “Days Gone By”, um trabalho que prova serem mestres na sua arte, no qual resultou na perfeição a mistura de licks de guitarra, um clima sombrio e um toque de ambiente de pista de dança com letras profundas.

Este primeiro registo levou a banda ao The Ellen Show, nomeação para os Juno, vitória nos Grammy e o escalar do top das rádios norte-americanas com o single “Tearing Me Up”. Battles Lines, o segundo álbum de originais, aparenta estar no mesmo caminho. Dos ambientes melancólicos à eletrónica industrial, da pista de dança a elementos de composição clássica, “Battle Lines” vai garantidamente surpreender os fãs quando apresentado ao vivo dia 13 de julho no Passeio Marítimo de Algés.

O cantor, compositor e multi-instrumentista australiano Xavier Rudd tem passagem confirmada dia 11 de julho no NOS Alive’19. Depois de dois concertos esgotados no ano passado em Portugal de apresentação do novo álbum “Storm Boy”, Xavier sobe ao Palco Sagres do NOS Alive. Para o artista escrever e viver a sua vida são um só, em que afirma que compõe apenas sobre o que o rodeia. Tudo que Rudd faz entra na sua música, como o seu trabalho ambientalista e activista, a alimentação vegan, surf e família. Este novo registo “Storm Boy” que contou com a produção de Chris Bond (Ben Howard, Tom Speight) e mistura de Tim Palmer (Pearl Jam, David Bowie, U2) vem reforçar o enorme talento criativo de Xavier Rudd. Rudd iniciou a sua carreira em 2002 com o álbum de estreia “To Let”, antes de lançar sete LP’s  nestes treze anos: “Solace” (2004), “Food In The Belly” (2005), “White Moth” (2007), “Dark Shades Of Blue” (2008), “Koonyum Sun” (2010), “Spirit Bird” (2012) e o primeiro álbum em parceria com as Nações Unidas “Nanna” (2015).

Desde o lançamento do seu último álbum de estúdio “Spirit Bird”, o single integrante “Follow The Sun” tornou-se o seu maior sucesso na Holanda, entrando no topo das rádios nacionais e ainda em inúmeras tabelas e playlists do Spotify, que lhe valeu a presença em alguns dos festivais mais populares europeus. Directamente da Austrália para o Passeio Marítimo de Algés, Xavier Rudd sobe ao Palco Sagres do NOS Alive’19 dia 11 de julho.

O australiano Ry Cuming, conhecido pelo nome de palco RY X vai fazer a sua grande estreia em Portugal dia 12 de julho no NOS Alive’19. O cantor e compositor sobe ao Palco Sagres no mesmo dia dos já anunciados Tash Sultana, H.E.R., Cut Copy e Pip Blom. ​O músico, que vê em Pearl Jam e Jeff Buckley as suas grandes influências, tendo este último sido o responsável por Ry começar a escrever, revelou ao mundo em 2010 o álbum de estreia homónimo, ainda sob o cognome Ry Cuming. Em 2013 lança o EP “Berlin” e é com este single que entra nos tops em França, Alemanha e Reino Unido. Este tema ganhou ainda a atenção de Sam Smith, que inclusive criou uma cover com a sua versão. Para 2019 os fãs vão contar com novidades, pois a edição do segundo longa duração já tem data marcada para dia 15 de fevereiro.

O NOS Alive está de regresso ao Passeio Marítimo de Algés nos dias 11, 12 e 13 de Julho de 2019.

CARTAZ

11 de Julho
Palco NOS
The Cure
Ornatos Violeta
Weezer

Palco Sagres
Jorja Smith
Sharon Van Etten
Robyn
Xavier Rudd

Palco NOS Clubbing
Emicida

12 de Julho
Palco NOS
IZAL
Vampire Weekend

Palco Sagres
Tash Sultana
Pip Blom
Cut Copy
H.E.R.
RY X

Palco NOS Clubbing
Curadoria Bridgetown (Carla Prata, Dillaz, DJ Dadda, Nubai Soundsystem, Plutonio, Saint Jhn, Trace Nova e Lé Vie)

13 de Julho
Palco NOS
The Smashing Pumpkins
Bon Iver
The Chemical Brothers

Palco Sagres
Thom Yorke
IDLES

NOS Clubbing
Bob Moses