Novo Álbum de António Zambujo Inspirado na Voz e Violão de João Gilberto [Streaming]

Novo Álbum de António Zambujo Inspirado na Voz e Violão de João Gilberto [Streaming]

Redacção

“António Zambujo Voz e Violão” é o novo álbum de António Zambujo e vai ser apresentado ao vivo no Porto e em Lisboa, a 21 e 28 de Maio, respectivamente.

“António Zambujo Voz e Violão”, o novo disco de António Zambujo, está disponível em todas as plataformas digitais e lojas físicas. A apresentação oficial ao vivo do novo álbum de António Zambujo acontecerá no âmbito da Santa Casa Portugal Ao Vivo, a 21 de Maio, na Super Bock Arena, no Porto, e a 28 de Maio, no Campo Pequeno, em Lisboa.

Ao nono álbum, oitavo de originais, “António Zambujo Voz e Violão”, o músico inspira-se no nome de um dos discos da sua vida, “João Voz e Violão”, álbum de João Gilberto editado em 1999, e volta, nada acidentalmente, ao essencial. Zambujo incorporou as influências do cancioneiro brasileiro, em particular da Bossa Nova, na sua música, primeiro forjada na tradição do Cante Alentejano e do Fado, de onde partiu para criar uma personalidade única, inspirando um novo ciclo na música portuguesa, ao mesmo tempo que derruba fronteiras, reais ou imaginárias, aproximando os dois lados do Atlântico. Na sua discografia, “Até Pensei Que Fosse Minha”, o álbum de tributo a Chico Buarque que editou em 2016 e que lhe valeu inclusivamente a nomeação para o Grammy Latino no ano seguinte, na categoria de Melhor Disco de MPB, não causou por isso estranheza.

Também não pareceu bizarro que em finais de 2018 tenha chamado “Do Avesso” ao novo álbum de originais, em que voltou a reinventar-se, recorrendo à participação da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, e que acabaria por ser distinguido com o Prémio José Afonso 2019. São já vários os capítulos anteriores desta obra que António Zambujo vem criando, desde a estreia em 2002 com “O Mesmo Fado”, seguido de “Por Meu Cante” (2004), “Outro Sentido” (2009), “Guia” (2010), “Quinto” (2012) e “Rua da Emenda” (2014).

EGITANA