Black Bombaim: Residência artística e novo álbum em produção

António Mauricio
07 Dez 2017

O projecto vai ser apresentado num espectáculo de entrada livre, no dia 16 de Dezembro.

Arranca este mês o processo de criação que irá resultar no novo disco dos Black Bombaim, a ser editado, via Lovers & Lollypops, no segundo semestre de 2018. Um anos após a edição de “Black Bombaim & Peter Brötzmann”, o trio juntar-se-á a três músicos e produtores nacionais num ciclo de residências artísticas que vai reinventar o processo criativo da banda.

Jonathan Saldanha (HHY & The Macumbas), Pedro Augusto (Ghuna X) e Luís Fernandes (Peixe:Avião) responderam afirmativamente ao desafio lançado pelos Black Bombaim para desenvolverem uma peça original a ser interpretada, em conjunto. O projecto integrará ainda a edição de um documentário, e conta com o financiamento do Criatório, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto destinada ao apoio à criação artística contemporânea. Esta operação fílmica e sonora, realizada por Miguel Filgueiras com argumento de Manuel Neto, responderá à forma de uma trilogia, que será também a trilogia musical composta pela banda Black Bombaim em processo de trabalho com três compositores distintos: Ruína e Memória | Espaço Sideral | Mundo.

A residência culminará com uma apresentação pública do trabalho, em formato ensaio aberto, a 16 de Dezembro no Círculo Católico e Operário do Porto (CCOP). A entrada será livre.

https://www.youtube.com/watch?v=bWWjv6lQj6c