Novo Disco de Cult Of Luna Conta com Mark Lanegan

Novo Disco de Cult Of Luna Conta com Mark Lanegan

Redacção
Silvia Grav

“The Raging River” é um novo EP dos Cult Of Luna, lançado no dia 05 de Fevereiro de 2021, numa colaboração entre a recém-criada editora da banda, a Red Creek e a Season Of Mist. Mark Lanegan protagoniza um dos temas.

Sobre o EP, a banda comentou: «É um ponto médio que precisa de ser cruzado, para que possamos terminar o que começámos com o “A Dawn To Fear”. É uma continuação perfeita do processo de escrita e da mentalidade criativa que nos guiou nos últimos dois anos».

Mark Lanegan colaborou com os suecos em “Inside Of A Dream”, algo que também foi abordado em comunicado. «Somos fãs de Mark Lanegan há muitos anos. Em 2005, quando escrevemos “And With Her Came The Birds” tínhamos a voz dele em mente e o título provisório era “The Lanegan Song». Mas não tínhamos mais de 20 anos e a nossa falta de a autoconfiança impediu-nos até de ousar perguntar. Demorámos quinze anos para ter a coragem de lhe perguntar. Ouvir a sua voz na “Inside Of A Dream” nada mais é que sentir que estamos dentro de um sonho».

A LOUD! dá-nos conta de que com este EP, os músicos surgem em cena mais DIY que nunca, através da recém-criada Red Creek. «Após mais de 20 anos de digressões, a lançar álbuns e a vivenciar diferentes tipos de negócios e aspectos da indústria musical, acreditámos que este era o momento certo para procurarmos mais liberdade e reduzimos a distância entre nós e nosso público», explica o colectivo.

«Em 2020, nasceu a Red Creek. Foi criada como um lar seguro para a nossa arte, mas queríamos fazer mais e oferecer a nossa experiência, expertise e rede aos artistas que amamos e em que acreditamos. Portanto, reunimos talentos e parceiros ao nosso redor para criar uma solução artesanal para nossas necessidades que são adaptáveis também às necessidades de outros artistas. A Red Creek será a nossa casa; se vocês estão connosco há 20 anos ou 2 dias, esta será a vossa casa também».

Os Cult Of Luna são uma das bandas confirmadas no cartaz do Amplifest em 2021. “A Dawn to Fear, o mais recente LP (com honras de chamada aos Melhores Álbuns de 2019 na AS) numa discografia que compreende peças essenciais como “Salvation”, “Somewhere Along the Highway” ou “Vertikal, veio sublinhar o peso avassalador e a intensidade da arte do colectivo sueco, que após mais de duas décadas no activo se encontra num momento criativo fulgurante, como prova agora “The Raging River”. Dispara o player em baixo.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA