O Acorde Favorito de Paul McCartney

O Acorde Favorito de Paul McCartney

Nero

Paul McCartney confessou qual o seu acorde favorito e explicou porquê. Acreditamos que muitos músicos partilham a preferência…

Foi numa sessão Q&A, através do seu website oficial que Paul McCartney revelou qual o seu acorde favorito, após a simples e interessante pergunta colocada por um fã. «Um acorde favorito? É uma pergunta difícil! Diria que um dos que mais gosto é o E (Mi)», confessou o antigo Beatle.

McCartney aprofundou a questão, afirmando: «É um dos primeiros acordes que se aprende. E nos nossos primeiros tempos, costumávamos tocar canções do Buddy Holly, que ouvíamos imenso. Ele usava muito o E e o A (Lá), portanto também usávamos muito o E e o A. É um acorde muito puro e básico na guitarra, ressoa de forma deslumbrante, pois a corda mais grave fica aberta. Tem uma ressonância que os outros acordes não têm».

De qualquer forma, nos Beatles o acorde que domina as composições é o Sol, depois o Dó e só em terceiro lugar surge o Mi. Há umas boas duas mãos cheias de canções dos Fab Four escritas em Mi Maior, como “With A Little Help From My Friends”, “Lovely Rita” ou “I Saw Her Standing There”, por exemplo. Já agora, normalmente os Beatles tocavam em escalas maiores. Só uns 20% do seu cancioneiro recorre a acordes menores como nota dominante.

«São todos bons. Adoro todos os acordes, é difícil escolher o favorito, mas tendo que o fazer, fico com o E», admitiu Paul. O músico nunca teve qualquer formação musical e admite que isso o liberta, mas também lhe complica a vida: «Toco ao acaso e procuro seguir um trilho. Por vezes isso leva-me a um beco sem saída e tenho que refazer todos os meus passos e começar de novo, noutra direcção», chegou a afirmar à NPR.