Quantcast
O Futuro da Percussão em Portugal no FIP 2021

O Futuro da Percussão em Portugal no FIP 2021

Redacção
Francisco Ferreira

A 3.ª edição do FIP, Festival Itinerante de Percussão, prevista para 2020, realiza-se na Casa da Música, no Porto, de 27 a 30 de Dezembro de 2021.

O FIP, Festival Itinerante de Percussão, é um festival que conta com uma programação focada em olhar para o futuro da percussão em Portugal, através da participação de estudantes e professores de percussão de sete instituições de ensino superior portuguesas.

Para além da criação de ligações entre as instituições de ensino superior, o FIP propõe quatro masterclasses, abertas também a alunos dos diversos níveis de ensino. No final de cada dia de masterclasses, os professores das sete instituições de ensino superior têm a oportunidade de se apresentar a solo.

Nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro, o FIP apresenta três recitais de percussionistas já consagrados e que leccionam nas sete instituições de ensino superior – João Dias, Marco Fernandes e Eduardo Lopes na Segunda-feira, 27; Miquel Bernat e Pedro Carneiro na Terça-feira, 28; e Bruno Costa e Nuno Aroso na Quarta-feira, 29.

No dia 30 de Dezembro é a vez do FIP dar palco aos estudantes de percussão, com a apresentação de três septetos em estreia. Cada septeto é constituído por um aluno de cada uma das instituições de ensino, abrindo assim o espaço de diálogo e partilha entre os mesmos. As obras interpretadas pelos septetos são também estreias dos compositores portugueses Cândido LimaRita Torres e João Carlos Pinto, encomendas da Arte no Tempo, financiadas pela Direcção Geral das Artes.

O FIP 2021 é uma iniciativa da Arte no Tempo e conta com a Direcção Artística de Diana Ferreira e Mário Teixeira.