O Histórico Primeiro Concerto dos Iron Maiden na Colômbia Vai Tornar-se uma Aventura Cinematográfica

O Histórico Primeiro Concerto dos Iron Maiden na Colômbia Vai Tornar-se uma Aventura Cinematográfica

Redacção

A primeira vez que os Iron Maiden tocaram na Colômbia tornou-se um marco cultural no país. A épica noite de 28 de Fevereiro de 2008, onde se reuniram milhares de fervorosos fãs de heavy metal colombianos inspirou um novo filme, “The Night of the Beast”.

Quem já viu o extraordinário documentário “Iron Maiden: Flight 666”, já viu imagens épicas desse concerto no Parque Simon Bolivar, em Bogotá, com milhares de fãs a acolherem a banda de forma absolutamente apoteótica. Essa noite épica inspirou um novo filme. “The Night of the Beast” é um road movie que acompanha as aventuras de dois jovens metalheads em viagem para assistir ao retumbante concerto. Podes ver o trailer oficial no player em baixo.

O filme será a estreia no grande ecrã de Mauricio Leiva-Cock, criador da série “Green Frontier”, um policial sobrenatural da Netflix. O cineasta, natural de Bogotá, refere: «Este não é o típico filme colombiano presente nos festivais de cinema. Não segue as normas habituais. Não é um filme sobre pobreza, violência ou morte. É um filme sobre dois teenagers que vão a um concerto de metal. Muitas vezes, as pessoas não olham para estas histórias como adequadas à nossa narrativa, já eu penso que são tão nossas como de qualquer outra pessoa».

Naturalmente, vários clássicos da lendária banda britânica estarão incluídos no filme, o qual, espera o realizador, possa acabar com estereótipos sobre os headbangers: «Trabalhámos com muitos metaleiros e são um grupo enorme onde se encontra de tudo, mas especialmente com muitas pessoas inteligentes e bem-educadas».

Leiva-Cock tem-se revelado irritado com aqueles que, após os primeiros screenings, afirmam que o filme devia ser mais político: «Para mim é muito mais político falar sobre temas como a cultura, especialmente a música, pode tornar-se uma arma contra a violência ou sobre, neste filme especificamente, o valor da amizade – posturas que não são explicitamente políticas, mas que têm tudo que ver com a forma como nos comportamos com os outros».

“The Night of the Beast” encontra-se em fase de pós-produção, ainda sem detalhes sobre a data de estreia.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.