O Jazz de Sassetti a Norte

O Jazz de Sassetti a Norte

Nero

A Sala Suggia da Casa da Música recebe, pela primeira vez no Porto, o concerto de homenagem a Bernardo Sassetti que se realiza anualmente por altura do seu aniversário.

Em palco, dia 28 de Junho, João Paulo Esteves da Silva vai interpretar a solo temas recolhidos nos álbuns “Motion”, “Ascent” e “Indigo”, mas também “Pescaria”, a única composição para o formato de big band da autoria de Bernardo Sassetti, que juntará João Paulo Esteves da Silva à Orquestra Jazz de Matosinhos. Na segunda parte do espectáculo, o pianista sai de cena e a OJM é levada ao mundo de Sassetti pela mão dos músicos Filipe Melo, Daniel Bernardes, Iuri Gaspar e Carlos Azevedo.

Lê-se ainda no press: «Por culpa das imagens e do cinema, a música de Bernardo Sassetti tornou-se progressivamente uma sucessão de notas que acontecia ao silêncio, por cima do silêncio, em respeito ao silêncio. As suas composições foram nascendo, uma após outra, de uma sensibilidade extrema, como se tendessem para o nada. Mas o nada é, naturalmente, um engano. Porque o nada acentua tudo: cada nota sai engrandecida, ampliada, desamparada. Como um gesto largo em que a beleza está na fragilidade e na exposição, nessa coragem de vir para a frente, desnuda e crua, e deixar-se ouvir recortada ali mesmo, ao lado de uma imensa penumbra a que chamamos silêncio».

Os bilhetes (custam 15 euros) podem ser comprados, directamente, na Casa da Música.

EGITANA