Ornatos Violeta, O Monstro e o Cão Reeditados em Vinil

Ornatos Violeta, O Monstro e o Cão Reeditados em Vinil

Redacção

A Universal Music torna a reeditar os álbuns clássicos dos Ornatos Violeta em vinil.

Os incontornáveis álbuns de Ornatos Violeta, “O Monstro Precisa de Amigos” e “Cão”, chegam às lojas numa reedição de 2LP com o grafismo original. Formados no Porto em 1991, os Ornatos Violeta estiveram em atividade perto de uma década, durante a qual conquistaram o estatuto de banda de culto, graças aos dois álbuns editados e às suas intensas prestações em concertos. “Cão!” e “O Monstro Precisa de Amigos” dos Ornatos Violeta foram editados originalmente em 1997 e 1999, sendo dois álbuns históricos da música portuguesa da década de 90, que influenciaram toda uma geração de novas bandas. Os álbuns já havido sido motivo de restauro e reedição em 2012, quando celebraram 20 anos de carreira.

Desta vez, as reedições surgem à boleia dos concertos que a banda deu em festivais como o Alive ou o Marés Vivas, celebrando o vigésimo aniversário do segundo disco. Editado a 22 de Novembro de 1999, “O Monstro Precisa de Amigos”, o segundo e último álbum de originais dos Ornatos Violeta, superou as expectativas criadas pelo disco de estreia, “Cão!”, e confirmou o talento de Manel Cruz (voz), Nuno Prata (baixo), Peixe (guitarra), Kinörm (bateria) e Elísio Donas (teclados) na composição de canções intemporais. É o caso de “Capitão Romance” — que conta com o convidado especial Gordon Gano, dos Violent Femmes, uma das maiores referências dos Ornatos Violeta, a cantar em português —, “Chaga”, “Dia Mau” ou “Ouvi Dizer” — com a participação especial e inolvidável de Vítor Espadinha —, verdadeiros tesouros do cancioneiro nacional. Produzido por Mário Barreiros, “O Monstro Precisa de Amigos” foi o habitual “difícil segundo disco” que acabaria por se revelar o magnum opus da banda, quer a nível comercial, atingindo a marca de Platina.

Cada um dos álbuns ou a caixa de coleccionador do “Monstro” (inclui cassete) já podem ser reservados na Rastilho. Os Ornatos Violeta vão apresentar-se ao vivo no Porto e em Lisboa para celebrarem o 20º aniversário de “O Monstro Precisa de Amigos”. Esgotaram o concerto de inauguração da Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota em 5 dias e decidiram estender a festa a uma segunda e última data no Porto, no feriado de 1 de Novembro, e a Lisboa, no dia 6 de Dezembro, no Campo Pequeno. Os concertos assumem um formato especial, em 360º, no centro da plateia.