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Orville Peck, Jordan Mackampa e Marissa Nadler no Super Bock em Stock 2019

Orville Peck, Jordan Mackampa e Marissa Nadler no Super Bock em Stock 2019

António Maurício

O festival regressa à Avenida da Liberdade, Lisboa, nos dias 22 e 2 de Novembro. São mais de 50 concertos em mais de 10 salas.

Nos dias 22 e 23 de Novembro, a Avenida da Liberdade, em Lisboa, volta a receber um cartaz de luxo. A ordem no Super Bock em Stock é caminhar pelas ruas e, de sala em sala, descobrir Música nova, desfrutando e descobrindo também os recantos da cidade que, no dia a dia, nos passam desapercebidos. As três confirmações que se seguem, cada uma à sua maneira, exemplificam vozes distintas e singulares: Orville Peck, Marissa Nadler e Jordan Mackampa.

Orville Peck é um dos fenómenos da música indie de 2019, mas ainda pouco se sabe sobre a sua identidade. Este cowboy foragido – uma definição do próprio – prefere que seja a música a brilhar, mantendo assim uma aura de mistério à sua volta.  Influenciado por Merle Haggard, Willie Nelson, Loretta Lynn ou Dolly Parton, este “cowboy” consegue integrar várias músicas dentro da sua própria linguagem. Em janeiro deste ano assinou pela Sub Pop e anunciou o lançamento do seu disco de estreia. “Pony” foi antecipado pelos singles “Dead Of Night” e “Turn To Hate”, com vídeos a acompanhar, inspirados em David Lynch. Nos espectáculos ao vivo apresenta-se com uma máscara, não deixa a pele de cowboy enigmático, mas faz-se notar ainda mais pela sua voz forte e melodramática, criando uma atmosfera tão cinematográfica como no disco.

Criado em Conventry, em Inglaterra, Jordan Mackampa consegue colocar as suas raízes congolesas ao serviço da música, sem nunca perder uma certa atmosfera britânica. O amor que a sua mãe sentia por vozes clássicas como as de Marvin Gaye, Bill Withers ou Curtis Mayfield acabaria por influenciar o destino do jovem, desde sempre dedicado à música, cantando em todas as ocasiões e em toda a parte. Em 2016, editou o seu primeiro EP, “Physics”, uma coleção de canções sobre saudade e perda, temperadas com blues, folk e, claro, muita soul. Os temas envolventes desse primeiro EP tiveram seguimento em “Tales from the Broken”, um outro EP editado em 2017, mais sombrio e maduro.

Criada numa pequena cidade em Massachusetts, nos EUA, Marissa Nadler começou por se apaixonar pela pintura. A música chegaria um pouco mais tarde, mas ainda a tempo de disputar o coração de Marissa. Começou a escrever as primeiras canções e lançou-se ao desafio do estúdio, com a edição do primeiro disco em 2004: “Ballads of Living and Dying”. O segundo disco, “The Saga of Mayflower May”, foi editado logo um ano depois. Eram registos despidos de produção, num formato acústico e reduzido ao essencial. O som de Marissa Nadler cresceu definitivamente em “Little Hells”, um disco editado em 2009 e com mais rock do que nos discos anteriores. Quando se fala em crescimento, no caso de Marissa, não se está a falar de aparato desnecessário, mas da utilização de certos recursos que estão sempre ao serviço daquilo que é mais importante: as canções. Este último trabalho, “For My Crimes”, medita sobre a dificuldade de levar uma relação a bom porto, mesmo quando o amor está lá.

O bilhete único válido para os dois dias do Super Bock em Stock 2019 encontra-se já à venda em blueticket.pt nos locais habituais, pelo preço de 45€, passando para 50€ nos dias do Festival.

CARTAZ 

Ady Suleiman
Balthazar
Curtis Harding
Ghostly Kisses
Helado Negro
Jordan Mackampa
Kevin Morby
Marissa Nadler
MEUTE
Michael Kiwanuka
Nilüfer Yanya
Orville Peck
Sinkane
Viagra Boys