Pat Metheny: O Triunfal Álbum “From This Place”

Pat Metheny: O Triunfal Álbum “From This Place”

Nero

Um dos grandes guitarristas da história do jazz e do instrumento, Pat Metheny lançou em Fevereiro de 2020 “From This Place”, um luxuoso álbum com acompanhamento orquestral que está, rapidamente, a tornar-se no mais bem sucedido disco da sua carreira.

Pat Metheny editou “From This Place” no passado dia 21 de Fevereiro de 2020. É o primeiro álbum de originais do aclamado guitarrista desde “Kin” (2014). Nas dez composições que foram editadas, Metheny forma banda com o seu baterista de longa data Antonio Sanchez, com a baixista Linda May Han Oh e com o pianista Gwilym Simcock.

Os músicos são acompanhados pela Hollywood Studio Symphony, sob a condução de by Joel McNeely. Meshell Ndegeocello (voz), Gregoire Maret (harmónica) e Luis Conte (percussão) surgem como convidados especiais.

Além da quase imediata aclamação crítica, “From This Place” está a ser um tremendo sucesso comercial, talvez o maior da discografia de Pat Metheny. O disco estreou na posição #7 na tabela Billboard Top Album, a melhor prestação comercial do guitarrista, que nunca tinha tido um álbum no Top 10. Mais natural foi a primeira posição na tabela Current Traditional Jazz Albums. No iTunes, o disco também estreou nos dez primeiros álbuns (na posição #8) e no primeiro lugar no iTunes Jazz. Os feitos sucedem-se, similares, no Reino Unido, Alemanha, Itália, Suíça, Holanda, Japão, França…

«”From This Place” é um dos álbuns que esperei gravar durante toda a minha vida. De certa forma, é uma culminação musical, refletindo um largo campo de expressões pelas quais me interessei ao longo dos anos, explanadas numa vasta tela, apresentadas de uma forma que oferece o tipo de oportunidades de comunicação que apenas pode ser conquistada com um grupo de músicos que passou centenas de noites junto em palco. Acrescente-se a isso o desafio de toda a nova música e a resposta espontânea que gerou, canalize-se tudo através do prisma de orquestração em larga escala e, inesperadamente, “From This Place” torna-se algo que revela muitas das minhas aspirações nucleares enquanto músico».

No seu site oficial, Metheny escreveu extensamente sobre o conceito e realização do álbum. Continua o músico: «Com o brilhante Antonio Sanchez, meu colaborador e baterista de longa data, e o excitante jovem pianista Gwilym Simcock junto de Linda May Han Oh, uma das mais proeminentes jovens músicas nos anos mais recentes da cena de Nova Iorque, reuni um grupo formidável de músicos. (…) Queria gravar com esta nova banda, mas já tinha feito tantos discos em quarteto guitarra/piano/baixo/bateria e dei por mim a pensar naquilo que poderia fazer com este grupo que fosse diferente».

A decisão foi escrever música nova e apenas a mostrar à banda no primeiro dia que esta entrou em estúdio, com excepção de algumas partes que foram previamente mostradas a Gwilym e a Linda, para beneficiar de uma visão mais ampla nos arranjos. Portanto, sem ensaios. Um roteiro completamente imprevisível em relação ao material mais antigo que a banda tocara ao vivo nos últimos tempos. À boa maneira do Quinteto de Miles Davis.

Foi já em estúdio que surgiu a ideia da orquestra e a vibrante espontaneidade que perpassa todo o álbum. Pat Metheny disponibilizou “From This Place” para escuta integral no seu Bandcamp. Disparem o player para ouvir este elegante e excitante disco.