Patti Smith Comemora Mais Um Aniversário Em Palco Com Transmissão Online

Patti Smith Comemora Mais Um Aniversário Em Palco Com Transmissão Online

Redacção

Durante anos, Patti Smith comemorou o seu aniversário tocando num concerto íntimo com amigos em Nova Iorque. Felizmente, a cantautora prossegue a tradição este ano. É na madrugada de 31 de Dezembro e é o primeiro concerto de Smith este ano.

Patti Smith irá actuar com a sua banda pela primeira vez em 2020 precisamente no dia do seu aniversário, 30 de Dezembro. O espectáculo será transmitido pela Veeps e chama-se A Live Birthday Performance.

«Achei que seria bom manter essa tradição de uma certa forma, porque é sempre um momento de alegria», disse Patti Smith, que vai completar 74 anos. «Adoro aniversários porque nascemos e a vida é a melhor coisa que temos, apenas pensei que seria bom partilhar com todos».

Smith vê o espectáculo único como uma espécie de preparação para a digressão mundial encurtada em Março devido à pandemia. «Eu estava muito despreparada para a pandemia; o meu sangue foi posto em movimento», disse Smith à Rolling Stone. «Estava preparada para a vida pública e depois tive de entrar num estado mais solitário».

Embora estivesse pronta para andar na estrada durante todo o ano de 2020, a artista deu por si a adaptar-se ao estilo de vida do confinamento e aproveitou para escrever vorazmente. «Eu gosto de escrever quando estou em movimento. Sou uma verdadeira viajante. Raramente fico num lugar muito tempo. Portanto, estar num lugar durante oito meses de cada vez é algo que não faço desde que os meus filhos cresceram. E assim o meu mundo tornou-se ainda mais interiorizado do que o habitual».

Para este aniversário, Smith quer simplesmente dar um bom espectáculo dentro das limitações com que tem de trabalhar. Não haverá nenhuma montagem de palco elaborada ou artifícios especiais: apenas Patti Smith e a sua banda, que inclui o seu filho Jackson na guitarra, tocando algumas canções com a sua simplicidade punk rock testada ao longo do tempo.

«Só quero fazer um bom trabalho. Fazendo-o com a banda. Temos meio século de camaradagem. Somos todos pessoas que se preocupam umas com as outras. Somos todos pessoas que procuram ter uma experiência transcendente para se sentirem bem, esperançosas e energizadas. Sei que isso é um desafio, mas certamente que o faremos o melhor que pudermos», anunciou.

O livestream é transmitido na madrugada de 30 para 31 de Dezembro (2h de Portugal Continental) e os bilhetes custam 10 dólares. Está tudo aqui.

 

EGITANA