Pedro Lucas estreia-se com disco a solo “In Between”

Pedro Lucas estreia-se com disco a solo “In Between”

Mariana Matos
Marianne Harle

“In Between” será lançado a 15 de Janeiro de 2021.

Assinado sob o nome P.S. Lucas, o novo álbum é um capítulo “zero”, desta feita a privilegiar o inglês, em que depura algumas das suas influências: das progressões de flamengo de Leonard Cohen ao psicadelismo britânico de Nick Drake, da americana confessional de Bill Callahan à África espacial de Pharoah Sanders e Sun Ra, do cantar de estórias de Georges Brassens às charadas a dois, de Lee Hazlewood.

“In Between”, o primeiro single, é o tema-título do disco e a porta de entrada para este conjunto de canções: um universo que se desenrola no espaço comum, em paisagens concretas e imaginadas que servem de ponto de encontro aos personagens, ou a um personagem com as suas próprias memórias. Um espaço onde os equilíbrios podem ser ora desafiados, ora celebrados; dinamitados num momento ou suportados no seguinte, a várias mãos.

Após as experimentações electrónicas a partir do património oral dos Açores, com “O Experimentar Na M’Incomoda”, e do início de um percurso como compositor e produtor para o grupo “Medeiros/Lucas” e outros projectos pontuais, Pedro Lucas enceta agora um percurso em casa própria onde assume a composição, escrita e interpretação das canções.

O projecto foi gravado por Eduardo Vinhas, em Mértola, no início do ano, com um quarteto de músicos ligados ao jazz lisboeta – David Eyguesier (guitarra eléctrica), João Hasselberg (contrabaixo) e João Sousa (bateria). Para alem disso, “In Between” conta com a participação de My Larsdotter (My Bubba) e Catarina Falcão (Monday, Golden Slumbers) na voz, do saxofonista francês Florent Manevoh, do percussionista norte-americano Jerry The Cat, e dos companheiros de longa-data Augusto Macedo e Ian Carlo Mendoza, em Rhodes e bateria.

Ouve aqui o single “In Between”:

EGITANA