Peter Gabriel: “Panopticom” é o novo single de “i/o”
Tema apresenta o próximo álbum de Peter Gabriel, intitulado “i/o”.
Na primeira lua cheia de 2023, Peter Gabriel revelou a primeira nova canção do seu próximo álbum, “i/o”. A canção é acompanhada por uma imagem do artista David Spriggs.
Escrita e produzida por Peter Gabriel,“Panopticom” foi gravada nos Real World Studios, em Wiltshire, e no The Beehive, em Londres.
«A primeira canção é baseada numa ideia na qual tenho vindo a trabalhar para iniciar a criação de um globo de dados acessível infinitamente expansível: o Panopticom», diz Gabriel. «Estamos a começar a conectar um grupo de pessoas com ideias semelhantes que podem dar vida a isto, para permitir que o mundo se veja melhor e entenda mais o que realmente está a acontecer.»
Musicalmente,“Panopticom”é impulsionado por colaboradores de longa data como Tony Levin, David Rhodes e Manu Katché, sustentado pela eletrónica assombrosa de Brian Eno. Conta ainda com a colaboração vocal de Ríoghnach Connolly dos The Breath. A letra é, em parte, inspirada no trabalho extraordinário de três grupos, Forensic Architecture, Bellingcat e a organização pioneira de direitos humanos WITNESS, cofundada por Gabriel.
O lançamento de”Panopticom” na lua cheia não é coincidência e, no verdadeiro estilo de Gabriel, a abordagem para o álbum “i/o” será um pouco diferente da norma. As fases lunares vão guiar o plano de lançamento em 2023, com uma nova canção a ser revelada a cada lua cheia.
«Parte do que estou a escrever desta vez é a ideia de que parecemos incrivelmente capazes de destruir o planeta que nos deu origem e que, a menos que encontremos maneiras de nos reconectarmos à natureza e ao mundo natural, perderemos muito. Uma maneira simples de pensar onde nos encaixamos em tudo isso é olhar para o céu… e a lua sempre me atraiu.»
Cada novo lançamento virá com uma obra de arte específica, «temos observado o trabalho de muitas centenas de artistas», diz Gabriel, e “Panopticom” apresenta a obra “Red Gravity” de David Spriggs.
«Foi o tema da vigilância que me relacionou com o trabalho de David Spriggs porque ele fez um artigo relacionado com isto. David faz estas coisas incríveis usando muitas camadas de transparências para que se obtenham estas criações estranhas com uma intensidade real. Parte do que ele faz é imaginar como a arte pode parecer no futuro e, de seguida, tentar criar de acordo e acho que ele fez isso com muito sucesso nesta peça em particular.»
Além de novas canções, Peter Gabriel embarcará numa digressão ainda este ano. As datas no Reino Unido e na Europa já estão à venda e podem ser consultadas aqui.