Pioneira da Música Electrónica Britânica, Janet Beat Lança Primeiro Álbum aos 83 Anos

Pioneira da Música Electrónica Britânica, Janet Beat Lança Primeiro Álbum aos 83 Anos

Redacção

“Pioneering Knob Twiddler” é uma colecção de sete composições electroacústicas gravadas por Janet Beat nos anos 1970 e 1980, uma mistura de sintetizadores, máquinas de fita e instrumentos acústicos.

A compositora e pioneira na área dos sintetizadores e da música electrónica Janet Beat está a editar a sua música pela primeira vez, sendo que, até agora, as suas gravações só estavam disponíveis através da colecção de arquivos da British Music Collection. À frente do seu tempo, mas não amplamente reconhecida dentro da comunidade da música electrónica, Janet Beat teve uma carreira fascinante. Nasceu a 17 de Dezembro de 1937 e começou a fazer experiências com musique concrète nos anos 1950, depois de ouvir os poemas sonoros de Pierre Henry.

Depois, criou estúdios de gravação focados na electrónica no Royal Scottish Conservatoire e começou dar aulas sobre difusão multisonográfica na Universidade de Glasgow. No entanto, enquanto compositora, Janet Beat enfrentou muitas dificuldades ao longo da sua carreira. Depois de lhe ter sido dito que as mulheres simplesmente não fazem tecnologia musical, o seu próprio pai descartou as suas primeiras gravações em fita, utilizando-as para amarrar plantas de jardim.

Beat encontrou, por fim, sucesso no domínio académico como educadora musical, enquanto publicava partituras manuscritas e fazia as suas próprias gravações. Em 2019, as Scottish Women Inventing Music concederam-lhe um Prémio Lifetime Achievement em reconhecimento da sua contribuição para o avanço da música electrónica.

“Pioneering Knob Twiddler” está disponível na Trunk Records. Dispara o play para ouvires “A Willow Swept By Train”.

EGITANA