Franz Ferdinand & Sparks: novidades e nova música

Franz Ferdinand & Sparks: novidades e nova música

Nuno Ribeiro

A parceria entre os escoceses Franz Ferdinand e os “velhos” americanos Sparks, anuncia detalhes do lançamento do seu álbum homónimo, a sair dia 8 de Junho, e lançam o primeiro single, “Piss Off”.

O primeiro álbum, editado via Domino, foi produzido pelo premiado Grammy Award, John Congleton (St Vincent, David Byrne, Anna Calvi) e gravado no RAK Studios, em Londres. O homónimo vai contar com 12 músicas, onde a já conhecida, “Piss Off”, fecha o registo.

Vai estar disponível em CD, para download e ainda em vinil duplo com 16 faixas, edição especial e limitada de vinil duplo colorido e edição de luxo em CD com as faixas extras, “So Many Bridges”, “King Of The Song”, “Look At Me” e “A Violent Death”. Encontra-se já disponível para pré venda no iTunes e no site oficial da Domino.

A semente da parceria Franz Ferdinand & Sparks foi semeada no tempo do álbum de estreia dos Franz Ferdinand (em 2004), quando os irmãos Mael (Ron e Russell Mael) souberam que os escoceses eram fãs de Sparks. «Nós achamos que a música “Take Me Out” é muito porreira, não era bom que eles dissessem “Olá” quando viessem a Los Angeles?», lembra Russell Mael. «Nós conhecemo-nos e decidimos então que seria ótimo fazer algo juntos. Fizemos algumas demos, uma foi a “Piss Off”. Mas eles foram arrastados por tudo, e isso não aconteceu na época.»

Em 2013, quando os dois grupos apareceram no festival Coachella, encontraram-se por acaso na cidade de São Francisco, onde os Sparks tinham um warm-up, enquanto Alex Kapranos procurava um dentista, «Convidaram-nos para para ir vê-los tocar naquela noite.», conta Alex. «Dissemos “Olá” depois, e todos concordamos que o período de gestação de 10 anos para a ideia (de se juntarem) foi tempo suficiente. Devemos tentar e fazer isso acontecer agora.»

Os Franz Ferdinand & Sparks vão estar no palco principal da 21ª edição do Super Bock Super Rock, no dia 18 de Julho, já com o novo álbum na bagagem.

Ouve em baixo o primeiro registo e single, “Piss Off”.

FFS_Cover_2400- 72 dpi

Alinhamento 

1. Johnny Delusional
2. Call Girl
3. Dictator’s Son
4. Little Guy From The Suburbs
5. Police Encounters
6. Save Me From Myself
7. So Desu Ne
8. The Man Without A Tan
9. Things I Won’t Get
10. The Power Couple
11. Collaborations Don’t Work
12. Piss Off

EGITANA