PLAY: Prémios da Música portuguesa na RTP

PLAY: Prémios da Música portuguesa na RTP

Redacção

Os PLAY – Prémios da Música Portuguesa celebram a música nacional e internacional sob os requisitos de maior consumo e qualidade dentro do panorama lusófono atual, espelhando e projetando ainda mais a cultura portuguesa no mundo.

A cerimónia de entrega de prémios irá decorrer na noite de 9 de Abril, com transmissão directa da RTP1 a partir do Coliseu dos Recreios. Serão destacadas 12 categorias, com 4 nomeados por cada (ver abaixo), cujos galardões serão atribuídos aos artistas mais votados sob um coletivo de júri proveniente das mais variadas áreas, excetuando a categoria, “Vodafone Melhor Canção” a ser votada pelo público geral. Foram também hoje reveladas as anfitriãs que irão conduzir esta cerimónia, Filomena Cautela acompanhada por Inês Lopes Gonçalves e Vanessa Augusto. O júri será composto por cerca de 100 elementos, como responsáveis de playlists de rádio; jornalistas da área musical (Televisão, Rádio, Imprensa, Digital), Programadores musicais; Programadores de festivais; Parceiros dos PLAY (Vodafone, RTP e Sagres).

Associação PassMúsica, entidade constituída pela AUDIOGEST e pela GDA é o promotor da primeira edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa. Estando assim representada nesta entidade todas as editoras discográficas multinacionais, nacionais e independentes (AUDIOGEST), bem como os artistas, executantes e intérpretes da música portuguesa (GDA).

Entre 23 de Março e 8 de Abril, serão transmitidos 17 programas diários na RTP1 e online com a divulgação dos nomeados por categoria e diversos conteúdos relacionados com os PLAY – Prémios da Música Portuguesa.

CATEGORIAS
Melhor Grupo (Votado pelo Júri)
Melhor Artista Solo (Votado pelo Júri)
Vodafone Melhor Canção (Votado pelo Público)
Melhor Álbum (Votado pelo Júri)
Melhor Videoclipe (Votado pelo Júri)
Melhor Álbum Fado (Votado pelo Júri)
Melhor Artista Internacional (Votado pelo Júri)
Melhor Canção Internacional (Votado pelo Júri)
Melhor Artista Lusófono (Votado pelo Júri)
Artista Revelação (Votado pelo )

Prémio da Crítica (não tem nomeados, votado por um painel de 10 críticos)
Prémio Carreira (não tem nomeados, votado pelas direções da Audiogest, GDA e PassMúsica )

Critérios de votação e funcionamento
Estão definidos critérios volumétricos para cada categoria que permitem determinar o universo de candidatos
Numa primeira fase, a Associação PassMúsicaapura listas de elegíveis para cada categoria, obedecendo a critérios objetivos assentes no volume de streaming, vendas físicas, full track download e visualizações;
Numa segunda fase, a Associação PassMúsicafornecerá as listas de elegíveis ao Comité de Nomeação (9 pessoas), que de uma forma colegial e qualitativa escolherá três nomeados para cada uma das categorias.
O primeiro classificado das listas para cada categoria torna-se automaticamente nomeado.

JÚRI
O júri irá votará numa plataforma online escolhendo um vencedor entre os quatro nomeados de cada categoria.

Vodafone Melhor Canção
Votado pelo público no dia 09 Abril (IVR’s/Box Vodafone e plataforma online)
Prémio da Crítica
Votado por um painel de 10 críticos de música
Prémio Carreira
Decidido colegialmente por membros das direções da Audiogest, GDA e Associação PassMúsica.