Primeira Grande Malha do Novo Disco de Jerry Cantrell, “Atone”

Primeira Grande Malha do Novo Disco de Jerry Cantrell, “Atone”

Redacção

Está quase a chegar o primeiro álbum de Jerry Cantrell a solo em 19 anos, “Brighten”. Um disco recheado de estrelas e que fecha com uma versão de um tema de Elton John. Para já, há primeiro avanço – e que avanço – para ver e ouvir.

Já se sabia que o disco estava finalizado. Agora sabe-se que o novo tomo do lendário cantor, guitarrista e compositor dos Alice in Chains vai ser editado a 29 de Outubro e conta com um verdadeiro elenco de luxo, incluindo Greg Puciato (The Dillinger Escape Plan), Duff McKagan (Guns N’ Roses), Gil Sharone (Team Sleep), Abe Laboriel Jr. (Paul McCartney), Tyler Bates, Michael Rozon, Vincent Jones, Jordan Lewis, Lola Bates e Matias Ambrogi-Torres.

Do álbum – co-produzido por Cantrell, Tyler Bates e Paul Fig – vão constar 9 temas, o último dos quais uma versão para o tema “Goodbye”, de Elton John. «Por respeito a Elton, não o incluiria, a menos que ele dissesse que estava bem. Ele tocou piano em “Black Gives Way to Blue” [Alice in Chains], que escrevi para Layne [Staley]. Então, enviei o tema a Elton, ele ouviu-o e disse-me que devia usá-lo, sem qualquer dúvida. Recebi o sinal do próprio homem. Não consegui pensar numa melhor maneira de fechar o disco», sublinhou Cantrell.

De resto, Jerry Cantrell descreve “Atone”, o primeiro single de “Brighten”, da seguinte forma: «Como fã das bandas sonoras de Ennio Morricone e dos filmes de Sergio Leone, o tema tem um pouco daquela vibração de fora-da-lei. Tem andado a dar pontapés na minha cabeça há mais de 20 anos, a assombrar-me. Por vezes leva algum tempo para uma boa ideia encontrar a sua melhor forma. Foi o caso de “Atone”».

Já relativamente ao disco e à grande quantidade de colaborações, Cantrell explica que “Brighten” é «como um disco old school dos anos 1970, onde tocava uma multidão de músicos. Por isso, não é uma banda definida. Consegui fazer música com um grupo de pessoas que nunca tinha tido antes, juntamente com amigos como Duff, Tyler e Gil, com quem já trabalhei anteriormente».

“Brighten”, que já está em pré-venda, sucede a “Degradation Trip”, que contou com Robert Trujillo e Mike Bordin, tendo sido lançado em Junho de 2002.

01. Atone
02. Brighten
03. Prism of Doubt
04. Black Hearts and Evil Done
05. Siren Song
06. Had To Know
07. Nobody Breaks You
08. Dismembered
09. Goodbye (Elton John cover)

EGITANA