Public Enemy voltam à Def Jam com disco novo na mão

Public Enemy voltam à Def Jam com disco novo na mão

Redacção
Michael Ochs Archives

Regresso muito aguardado. No dia 25 de Setembro, os Public Enemy vão editar “What You Gonna Do When The Grid Goes Down”. Depois de “He Got Game” (1998), é o regresso à Def Jam Recordings, 21 anos depois.

Lendário grupo de hip-hop com cerca de 35 anos de história, os Public Enemy seguem firmes e estão de regresso para espalhar a mensagem, agora com um disco novo, “What You Gonna Do When The Grid Goes Down”, a editar dia 25 de Setembro pela Def Jam Recordings.

As instituições culturais são importantes. Fazer parte integrante de uma delas é uma honra concedida e mantida”, disse Chuck D a propósito do regresso aos discos e à editora-mãe. “As canções dos Public Enemy são, para sempre, impressões sónicas nas areias do tempo. E é hora – é necessário – trazer o barulho novamente a partir de um lugar chamado casa. A Def Jam é como a casa em que crescemos. É bom estar em casa”.

Em 1999, a banda liderada por Chuck D saía do selo criado por Rick Rubin e Russell Simmons para editar “There’s a Poison Goin’ On”. Depois de mais de duas décadas, os Public Enemy – o grupo icónico cuja mensagem de revolução, justiça social e igualdade racial é hoje mais poderosa do que nunca – regressam à Def Jam Recordings e lançam oficialmente “Fight the Power (Remix 2020)”, o remix explosivo que abriu os 2020 BET Awards em Junho com Nas, Rapsody, Black Thought, YG, Jahi e Questlove.

“Fight the Power (2020 Remix)”, tema retirado do novo álbum de estúdio, foi gravado em Junho com a adição de novas letras que reflectem os protestos sobre as mortes de George Floyd, Breonna Taylor e muitos outros. O vídeo mostra-nos actuações dos artistas, filmadas separadamente devido ao distanciamento social, intercaladas com imagens poderosas de protestos.

Podes ver o vídeo aqui:

 

No início deste verão, os Public Enemy lançaram “State of the Union (STFU)”, produzida pelo não menos lendário DJ Premier. Este regresso poderoso às linhas da frente enfrenta Donald Trump e o seu regime. Uma declaração inflexível sobre a destruição que o actual governo norte-americano desencadeou sobre o país e o seu povo, “State of the Union (STFU)” enfrenta o poder instituído enquanto estimula as pessoas a lutarem contra o racismo, a injustiça e a opressão com o seu voto. Podes ver o vídeo do tema aqui:

 

“What You Gonna Do When The Grid Goes Down” sai no dia 25 de Setembro e está disponível em regime de pré-venda aqui.

EGITANA