Qual o melhor estilo de música para jogar poker?

Qual o melhor estilo de música para jogar poker?

Redacção

Antes de começares a ler este artigo, pensa no seguinte: quando assistes a encontros de poker, e um dos jogadores tem auscultadores nos ouvidos, o que vem logo à cabeça: será ser para ajudar no bluff ou estará mesmo a ouvir música? E, se estiver, qual será o estilo?

Acreditamos que, por vezes, pode ser difícil de perceber. Mas temos uma certeza: seja qual for a estratégia ou estilo de música, os adversários ficam a olhar e a tentar entender o que estará a passar pela cabeça desse do jogador em questão. Com efeito, embora inúmeras pessoas pensem que ouvir música pode ser perturbador para um profissional de poker, na verdade, até pode ser uma vantagem. Fica a conhecer e a saber mais sobre esta relação.

Música e poker: dois mundos que se fundem
Pode-se dizer que a música é algo inerente à condição humana. O canto e a dança estão presentes em todos os tipos de sociedades ao longo da história. E não é preciso perceber muito de música para saber que, sem dúvida alguma, influencia profundamente as nossas atividades.
Seja clássica, com ritmo acelerado ou progressiva, a sonoridade que entra na nossa mente pode ajudar na atividade que estamos prestes a fazer. Sabe-se ainda que afeta diferentes partes do nosso cérebro, além de trazer benefícios físicos. Os avanços da neurociência mostram que mais e mais estudos específicos são publicados nesse sentido.
No mundo do poker, muitas vezes, até pode ser um estimulante para uma maior concentração. Por quê? A música pode ajudar os jogadores a manter o foco e a tomar as melhores decisões. E, tomar boas decisões é um dos princípios base de qualquer estratégia vencedora. Por isso, nada como seguir a batida certa, para a jogada certa.
Por outro lado, os profissionais deste desporto passam anos e anos a aperfeiçoar a chamada “poker face”, um rosto aparentemente sem emoção e expressão, e a música acaba por ser uma ajudar para executar essa estratégia na perfeição. Assim, é possível afirmar, então, que já existe um princípio de relação entre estes dois conceitos. Contudo, ainda não respondemos ao título deste artigo.

O estilo de música ideal para levar de vencida uma mesa de poker
De acordo com vários estudos científicos, os melhores géneros de música para quem pratica poker são a música clássica e instrumental. Estimulam a criatividade, acalmam as ondas cerebrais e deixam o jogador num estado zen. Isso ocorre porque não existem letras nesses géneros. Não há distrações e atividade cerebral é apenas acompanhada de sonoridade e pensamentos estratégicos.

Apesar destes dados, nada impede de cada praticante ouvir a música que mais gosta. A título de exemplo, para inspirar os amantes deste jogo, a plataforma Spotify e o site PokerStars, pediram a diversos jogadores para reunirem numa playlist as suas músicas de eleição para ouvir durante uma partida de poker.

Um dos que aceitou prontamente o convite foi o brasileiro Filipe Mojave, que criou uma playlist cheia de ritmo e sonoridade. E, como é óbvio, a AS não se fez rogada e tomou a liberdade de ouvi-la. Toda a playlist de Filipe Mojave parece ter os ingredientes certos para um Royal Flush e o som ideal para um poderoso all-in! Para o jogador, é como se fosse uma terapia durante o jogo. Ajuda-o a pensar, relaxar, mas mais importante de tudo, ajuda-o nos momentos decisivos.

Caso para dizer, mesmo que existam estudos, neste caso ficou provada a teoria de que a música pode influenciar e ajudar durante uma partida de poker, independentemente do estilo.
A próxima partida de poker vai ser acompanhada pela batida perfeita, certo?

Se gostas deste desporto, com calma, o nosso conselho é que comeces a pesquisar vários géneros. Existem inúmeras músicas que podem ajudar durante um encontro de poker.
Após selecionar as com a quais te identificas, auscultadores nos ouvidos e a próxima partida tem de ser ganha. Não pode haver desculpas. Isso porque, a olhar e a tentar perceber vão também ficar os seus amigos caso aplique esta estratégia durante uma partida de poker.

EGITANA