Queen + Adam Lambert, “Live Around the World” [Streaming]

Queen + Adam Lambert, “Live Around the World” [Streaming]

Redacção

Queen + Adam Lambert lançaram o seu primeiro álbum ao vivo, “Live Around the World” está disponível em CD, CD+DVD, CD+Blu-ray e vinil. E também já pode ser ouvido integralmente em streaming digital.

Desde a primeira vez que apareceram juntos, em 2009, quando Brian May e Roger Taylor dos Queen apareceram como convidados no final da oitava temporada do “American Idol”, em que Adam Lambert era um concorrente, a união de Queen + Adam Lambert foi-se tornando cada vez mais forte e hoje é uma das maiores bandas ao vivo. Na sua digressão mais recente pela Oceania, esgotaram grandes concertos, tendo dado um espetáculo no estádio ANZ de Sydney para mais de 60 mil pessoas. Até à data, a banda tocou para uma audiência mundial de aproximadamente 4 milhões.

Se fossem tempos diferentes, Brian, Roger e Adam teriam acabado de terminar uma nova digressão com uma sequência colossal de 27 espetáculos em 9 países europeus. No entanto, a chegada do COVID-19 forçou sua iminente digressão de Verão, no Reino Unido e na Europa, a ser adiada para o próximo ano. Com isso em mente, Queen + Adam Lambert procuraram outras formas de compensar os quase meio milhão de fãs decepcionados que já tinham bilhete.

Foi quando eles se viraram primeiro para o YouTube. Familiarizados com a plataforma, contando com 12,5 milhões de seguidores, a banda apresentou um especial “Tour Watch Party”, um espetáculo de uma hora de destaques de digressões anteriores. O envolvimento positivo dos fãs em todo o mundo mostrou que, apesar da paragem mundial de espetáculos ao vivo, o espetáculo ainda poderia continuar. Mas não foram apenas os mais de 500 mil fãs que ficaram impressionados, a banda também.

«Não tínhamos visto aqueles vídeos antes, estávamos sempre muito ocupados em digressão», diz Roger Taylor. «Não sabíamos como a banda soava bem. Então pensámos, bem, talvez haja um álbum ao vivo com os destaques dos concertos que fizemos nos últimos oito anos com Adam Lambert».

O conjunto apresenta uma compilação com destaques de mais de 200 concertos selecionados pessoalmente por Taylor, May e Lambert, sendo que muitas das gravações ficam agora disponíveis pela primeira vez. Estes concertos abrangem desde o Rock in Rio Lisboa, ao Festival da Ilha de Wight do Reino Unido, Summer Sonic, no Japão, datas de digressões no Reino Unido e na América do Norte, e do concerto de beneficência Fire Fight Australia. Todos os formatos incluem a atuação completa de 22 minutos do Fire Fight Australia, na qual eles recriaram o concerto original dos Queen no Live Aid em 1985: “Bohemian Rhapsody”, “Radio Ga Ga”, “Hammer To Fall”, “Crazy Little Thing Called Love”, “We Will Rock You” e “We Are the Champions”.

As vinte canções apresentadas incluem as favoritas dos fãs dos Queen, como “Don’t Stop Me Now” e “I Want To Break Free”, bem como raridades, nomeadamente as versões de originais de Freddie Mercury, “Love Kills” e “I Was Born To Love You”. O álbum ao vivo é editado em CD, CD + DVD, CD + Blu-ray e Vinil, sendo que o DVD e Blu-ray contêm cenas extras, como a ‘Drum Battle’ entre Roger Taylor e o filho Rufus Taylor, e o solo de guitarra de “Last Horizon” por Brian May.

Brian May disse sobre o histórico álbum ao vivo: «Enquanto todos nós lutamos com o desafio de criar concertos ao vivo num mundo dominado por um inimigo viral, pareceu-nos o momento perfeito para criarmos uma coletânea com destaques dos concertos que demos nos últimos sete anos com o nosso irmão Adam Lambert». May continua: «Ao verem e ouvirem estas canções, vão viajar por todo o mundo connosco e experienciar um espetáculo virtual ao vivo completo. A coleção chega ao clímax em Sydney. No início deste ano, para apoiar o Fire Fight Australia, recriámos o alinhamento completo do Live Aid. Foi um evento histórico por uma grande causa – talvez com o nível de adrenalina mais alto desde o Live Aid original, em 1985. Fico particularmente feliz por podermos agora partilhar este momento único com o mundo inteiro».

EGITANA