“No Trilho do Sol”: Quinta Do Bill Têm Novo Projecto que Reúne Vários Artistas Nacionais

“No Trilho do Sol”: Quinta Do Bill Têm Novo Projecto que Reúne Vários Artistas Nacionais

Redacção

O primeiro single de avanço é “Prece (Uma canção)”, que conta com a participação da fadista Katia Guerreiro e Luís Guerreiro na guitarra portuguesa.

“25 anos No Trilho do Sol” tem como principal objectivo a regravação e reedição das 12 canções mais emblemáticas que compõem o icónico álbum “No Trilho do Sol” de 1996. Cada tema terá a participação de um artista nacional diferente. Tim, Samuel Úria e Rita Redshoes são alguns dos nomes já confirmados.

A banda convidou para a sua sala de ensaios, artistas emergentes na música portuguesa que deram o seu contributo para tornar o “25 anos no Trilho” um projecto ecléctico e dinâmico. Pretende-se dar uma nova vida a temas de sucesso da Quinta do Bill, promovendo um cruzamento artístico e cultural através do envolvimento de artistas de diferentes géneros musicais.

«Cada lágrima que choras é uma canção / Cada canção que amas é uma verdade / Cada verdade que vives é uma prece / Que me proíbe de esquecer.», canta Katia Guerreiro e Moisés, vocalista da banda, em “Prece (Uma canção)”.

«Com o contributo da Katia Guerreiro e do Luís Guerreiro, o tema “Prece (Uma canção)” ganhou uma nova vida, transformou-se e o resultado final é muito bom. A Katia é uma referência no fado e o Luís na guitarra portuguesa, por isso, fazia todo o sentido convidá-los a participar neste tema e não podíamos estar mais contentes.», dizem Quinta do Bill.

Já Katia Guerreiro conta que «quando me falaram deste tema da “Prece (Uma canção)” eu fui a correr ouvir e achei que me conheciam melhor do que poderia imaginar porque, deste disco, é o tema que mais tem haver comigo, com a minha alma e a forma que eu gosto de comunicar com o público. Foi uma experiência incrível, muito emocionante. Para mim foi muito inovador juntar o fado ao folk rock e acho que é um casamento perfeito porque ambos transmitem uma mensagem muito forte. Com a “Prece (Uma canção)” aconteceu magia e estou muito feliz com o resultado.»

«Quinta do Bill é uma banda que eu acompanho desde os meus tempos de juventude e é um privilégio fazer parte deste projecto e poder partilhar a minha música com eles. Sinto-me muito honrado com o convite. A guitarra portuguesa é um instrumento que traz muita cor e neste tema entrou incrivelmente bem.», comenta Luís Guerreiro.

O disco “No Trilho do Sol”, terceiro álbum de originais do icónico grupo de folk rock português, foi lançado no ano de 1996 e rapidamente se tornou um sucesso de vendas. Dos vários temas que se tornaram singles, podem ser destacados “No Trilho do Sol”, “Se Te Amo” e “Índios na Reserva” que, ainda hoje, são autênticos hinos cantados em uníssono por todo o público que acompanha os concertos da banda de norte a sul de Portugal.

EGITANA