Quantcast
R.I.P. Anita Lane [ex-Bad Seeds e Birthday Party]

R.I.P. Anita Lane [ex-Bad Seeds e Birthday Party]

Redacção

Morreu Anita Lane, artista australiana, antiga colaboradora dos Bad Seeds e dos Birthday Party e ex-companheira de Nick Cave. Tinha 62 anos e a causa da sua morte ainda não foi revelada.

A notícia da morte da cantora australiana foi avançada pela Louder Than War, que declara a artista como «uma das potências criativas que emergiu da vibrante cena pós-punk de Melbourne».

Anita Lane ficou conhecida por ter co-escrito os êxitos “From Her To Eternity” e “Stranger Than Kindness” e por ter feito parte de bandas tão importantes como os Bad Seeds e os The Birthday Party. Depois de co-escrever “A Dead Song”, “Dead Joe” e “Kiss Me Black”, dos Birthday Party, Lane continuou a ter uma longa e distinta carreira, trabalhando com artistas como Kid Congo Powers, Gudrun Gut e Einstürzende Neubauten.

Após a separação dos Birthday Party no início dos anos 80,  Lane co-escreveu canções icónicas dos Bad Seeds como “From Her To Eternity” e “Stranger Than Kindness” com o seu então namorado Nick Cave. Anita Lane também editou uma série de álbuns a solo, dos quais se destacam “Dirty Pearl”, de 1993, e “Sex O’Clock”, de 2001.

Muitos têm sido os fãs e músicos que recorreram às redes sociais para prestar tributo à cantora. À frente dos tributos está a esposa de Nick Cave, Susie, que escreveu no Instagram – «Querida Anita, amamos-te tanto» – seguindo-se a publicação da letra da canção de Cave “Sad Waters”, de 1986.