Quantcast
R.I.P. Gordon Haskell (King Crimson)

R.I.P. Gordon Haskell (King Crimson)

Redacção

O cantor-baixista Gordon Haskell, ex-King Crimson, morreu aos 74 anos de idade. A notícia foi anunciada através da página do músico no Facebook, sem ter sido indicada qualquer causa da morte.

«É com grande tristeza que anunciamos a morte de Gordon [Haskell], um grande músico e uma pessoa maravilhosa de quem tantos sentirão infelizmente a falta», lê-se na declaração sobre a morte de Haskell.

Gordon Haskell teve um breve mandato nos King Crimson durante os primeiros anos da banda britânica pioneira do prog-rock. Em adolescente, foi colega de turma e de banda do fundador Robert Fripp no grupo League of Gentlemen, e foi recrutado para cantar na canção “Cadence and Cascade” no segundo álbum dos King Crimson, “In the Wake of Poseidon”, nos anos 70. Greg Lake foi a voz principal em todas as outras faixas desse LP. Depois de Lake deixar a banda para formar os “Emerson, Lake e Palmer”, Haskell passou a membro a tempo inteiro nos King Crimson, cantando e tocando baixo no álbum seguinte, “Lizard”, que foi lançado mais tarde, em 1970.

Contudo, o mandato de Haskell no grupo não durou muito tempo, pois deixou os King Crimson assim que estes completaram “Lizard”, tendo passado as duas décadas seguintes numa batalha legal com a banda por causa dos direitos de autor.

Numa publicação na página do Facebook dos King Crimson, a banda declarou: «A página do Facebook de Gordon Haskell relata que Gordon morreu. O seu tempo nos KC não foi uma parte particularmente feliz da sua longa carreira, mas o seu trabalho em “In The Wake of Poseidon” e, em particular, “Lizard”, é muito admirado na comunidade Crimson».

Antes do seu tempo como parte dos King Crimson, Haskell foi membro da banda Fleurs De Lys em meados ou finais dos anos 60. Após deixar os Crimson, Haskell lançou 13 álbuns a solo, incluindo um recente, em Janeiro deste ano, “The Cat Who’s Got the Cream”. A sua canção a solo “How Wonderful You Are” tornou-se um grande sucesso nas tabelas de vendas do Reino Unido em 2001.

Haskell foi também companheiro de quarto de Jimi Hendrix a certa altura nos anos 60, uma vez que a dupla partilhava um apartamento em Londres.

No início deste ano, os King Crimson lamentaram a perda do baterista Bill Rieflin, que era membro da banda desde 2013.

Ficam aqui alguns dos melhores momentos musicais de Gordon Haskell: