Quantcast
R.I.P. Michael Fonfara [Lou Reed]

R.I.P. Michael Fonfara [Lou Reed]

Redacção
Yannick Beauvalet

Morreu Michael Fonfara, o teclista canadiano que tocou na banda de apoio de Lou Reed ao longo dos anos 1970. Tinha 74 anos de idade.

Michael Fonfara morreu num hospital de Toronto, Ontário, devido a complicações decorrentes de uma batalha de dois anos contra o cancro.

Para além da sua carreira ao lado de Lou Reed entre 1974 e 1980, Fonfara foi também membro de longa data do grupo canadiano de blues Downchild. «É o melhor músico com quem já trabalhei», disse o co-fundador dos Downchild Donnie Walsh numa declaração, com o baixista Gary Kendall a acrescentar: «Perdemos um irmão, um colega de banda, um co-escritor e um querido amigo. Um génio criativo».

Depois de passagens por bandas de rock dos anos 1960 como os Electric Flag e os Rhinoceros, Fonfara foi recrutado por Lou Reed para trabalhar no álbum “Sally Can’t Dance”, de 1974. Durante o resto da década, Fonfara trabaharia como teclista de Reed, actuando em discos como “Rock and Roll Heart” (1976), “Street Hassle” e “Live: Take No Prisoners” (1978), “The Bells” (1979) e “Growing Up in Public” (1980), sendo que neste último álbum Fonfara é creditado como co-escritor e co-produtor ao lado de Lou Reed.

Durante uma longa carreira que também incluiu trabalhos com os Blackstone, Rough Trade e os Lincolns, Fonfara foi contratado para trabalhar num par de canções do álbum “4” dos Foreigner, incluindo o sucesso “Urgent”.