Quantcast
R.I.P. Sean Malone (Cynic)

R.I.P. Sean Malone (Cynic)

Redacção

O baixista de longa data dos CYNIC, Sean Malone, faleceu. Tinha 50 anos de idade.

A notícia da morte de Sean Malone foi avançada pelo seu colega de banda dos Cynic, o guitarrista/vocalista Paul Masvidal, que escreveu nas suas redes sociais: «Estou entorpecido e de luto. Ele tinha uma mente brilhante, um coração gracioso e foi um dos maiores músicos que já encontrei. Sei que esta é uma perda chocante para tantos fãs, cujas vidas ele tocou com a sua arte, como é para mim. Por favor, mantenham-no nos vossos pensamentos e ouçam-no a tocar para celebrar a sua vida».

Sean Malone juntou-se aos Cynic mesmo a tempo de tocar no clássico álbum de estreia da banda, “Focus”, de 1993. Malone provou ter uma química musical bastante boa com o resto da banda, e acabou por se fazer à estrada com o grupo na digressão “Focus”.

Após a ruptura inicial da banda, Malone continuou a trabalhar como baixista de sessão, actuando em mais de 50 discos. Também foi autor de quatro livros – “Music Theory For Bassists”, “Dictionary Of Bass Grooves”, “Rock Bass” e “A Portrait Of Jaco: The Solos Collection” (um livro de transcrições dos solos de baixo de Jaco Pastorius) para a Hal Leonard Corporation.

No campo académico, Malone realizou trabalhos sobre teoria e cognição musical e fez apresentações em conferências como a Society for Music Theory, The International Conference of Music and Gesture e The Glenn Gould Conference, tendo ainda ensinado na Universidade do Missouri Central e na Carnegie Mellon University como professor assistente de teoria musical.

Malone fez um álbum com o seu próprio nome, “Cortlandt”, que foi lançado em 1996 e reeditado em 2007. Também montou e gravou a estreia de Gordian Knot, em 1999. Voltou aos Cynic em Maio de 2008 e tocou com a banda durante a maior parte da última década.

Sean Malone é o segundo membro da formação clássica dos Cynic a morrer em 2020. Em Janeiro passado, o baterista fundador da banda, Sean Reinert, foi encontrado sem vida na sua casa na Califórnia, com apenas 48 anos de idade. Na altura, Malone emitiu uma declaração elogiando o seu antigo companheiro de banda, dizendo que Reinert «ofereceu a sua confiança durante cada ensaio, cada gravação e cada actuação que fizemos e é provável que nunca mais volte a experimentar o mesmo».

Em 1991, Reinert e Masvidal juntaram-se à lendária banda da Florida Death para gravar o álbum “Human”. Após uma digressão com o Death, regressaram aos Cynic.

A causa da morte de Sean Malone não foi ainda revelada. Tinha 50 anos.