Quantcast
R.I.P. Sylvain Sylvain [New York Dolls]

R.I.P. Sylvain Sylvain [New York Dolls]

Redacção

Morreu guitarrista dos proto-punks New York Dolls, Sylvain Sylvain, vítima de cancro. Tinha 69 anos.

A notícia foi confirmada através de uma declaração na página oficial de Sylvain Sylvain no Facebook, na qual foi revelado que o músico morreu de cancro depois de uma batalha de dois anos contra o mesmo.

«Embora o tenha combatido corajosamente, faleceu desta doença e, embora lamentemos a sua perda, sabemos que ele está finalmente em paz e sem dor. Por favor, ergam a sua música, acendam uma vela, rezem uma oração».

A declaração incluía também uma homenagem do companheiro Lenny Kaye, membro dos New York Dolls: «Syl adorava rock and roll. A sua alegria no palco, o seu sorriso radiante ao tocar na sua guitarra revelou a sensação de maravilha que deve ter sentido aos 10 anos de idade, emigrando do seu Cairo natal com a sua família, em 1961, com o navio a encostar no porto de Nova Iorque e a ver pela primeira vez a Estátua da Liberdade».

O álbum de estreia do grupo, de 1973, continua a ser um marco na música rock, tendo sido nomeado pela Rolling Stone como um dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos.

O grupo, andrógino, proto-punk e com um estilo algo glam, canalizou o seu amor pelos Rolling Stones, David Bowie ou MC5 em canções de rock com um brilho pop, vestindo roupas femininas e usando e maquilhagem brilhante, servindo assim como modelo para uma geração de miúdos de Manhattan e mais além.

Nascido Sylvain Mizrahi no Cairo, Egipto, a sua família mudou-se para França antes de se estabelecer em Nova Iorque. Foi membro da banda Actress com Arthur Kane, Johnny Thunders e Billy Murcia antes de co-fundar os New York Dolls – o grupo sacou em 1971 o nome de uma loja de reparação de brinquedos: New York Doll Hospital.

A formação da banda foi mudando ao longo dos anos e apenas Sylvain e o vocalista David Johansen permaneceram até à dissolução, em 1977.

Após o fim da banda, Sylvain trabalhou em vários projectos a solo, juntou-se a outros artistas e lançou os Criminals com Bobby Blain, Michael Page e Tony Machine. O seu trabalho a solo incluiu a sua estreia sem título, em 1979, o disco “Syl Sylvain and the Teardrops”, de 1981, e “Sleep Baby Doll”, de 1998.

Apesar das diferenças criativas, Sylvain reuniu-se com os New York Dolls em 2004 no Royal Festival Hall de Londres, impulsionado pelo fã Morrissey. «O mundo não estava preparado para eles. Parece que o mundo pop leva 30 anos a compreender realmente um grupo ou um artista», disse, na altura, Morrissey.

Os New York Dolls voltaram a reunir-se para uma digressão em meados dos anos 2000, antes de se dissolver novamente.