Radiohead e outros artistas em risco de saírem do Youtube

Radiohead e outros artistas em risco de saírem do Youtube

Timóteo Azevedo

Disputa entre editoras independentes e o Youtube pode culminar na remoção de vídeos de vários artistas.

Já tínhamos noticiado a disputa entre editoras independentes e o Youtube, despoletada pelos novos contratos que a plataforma dispõe para o novo serviço de streaming, que várias entidades e editoras consideram ser altamente desfavorável, comparando com as condições oferecidas às majors.

O Financial Times refere que são vários os artistas e editoras, entre eles RadioheadAdele, Arctic Monkeys, e Jack White, que podem vir a ver os seus conteúdos retirados da plataforma, devido às editoras não aceitarem os novos acordos a que estão sujeitas.

Segundo a Rolling Stone, o Youtube veio negar esta acusação, indicando que já foram assinados acordos com 95% das editoras para o novo serviço de streaming, acusando os restantes 5% das editoras independentes de estar a usar tudo isto como uma “táctica de negociação”. O conteúdo das editoras que não aceitem o acordo serão bloqueados em alguns países conforme os termos e condições de um contrato predeterminado.

O novo serviço de streaming de música do Youtube será semelhante e competidor com o Spotify, Beats Music e Deezer, e irá ser lançado nos próximos meses.

EGITANA