Quantcast
“Raio”, o Novo Álbum de Domenico Lancellotti [Streaming]

“Raio”, o Novo Álbum de Domenico Lancellotti [Streaming]

Redacção
Daryan Dornelles

O novo álbum do carioca Domenico Lancellotti, criado entre o Rio de Janeiro e Lisboa, já está disponível para escuta, e explora as raízes da música popular brasileira e a rítmica da electrónica, sob o «sentimento de reconstrução e renascimento».

Segundo Domenico Lancellotti, o novo disco “Raio” é «um fogo criativo que cai sobre as nossas cabeças, mas que por debaixo da terra são raízes, formas muito semelhantes de carregamento». Por isso, explica o músico brasileiro, «pus esse acento no I em forma de Z criando a possibilidade de lermos também as raíz. Fiz muitos temas deste disco com Bruno Di Lullo, meu parceiro de som, que esteve comigo no desenrolar desses últimos anos conturbados».

O disco traz também as participações de Negro Léo, que escreveu a letra de “Hordas”, Alvinho, que escreveu a letra de “Onda do Mar”, Alberto Continentino, parceiro em “Vinho Velho”, Nina Miranda, parceira em “mushroom room”, Joana Queiroz, Bem Gil, Piotr Zabrodzki, Diogo Gomes, Thiago Queiroz, Ricardo Dias Gomes, Pedro Sá, Ibã Salles Huni Kuin, os irmãos Claudio e Danilo Andrade, por trás dos microfones Léo Shogum, Bernardo Barata, Renato Godoy, Yan Saldanha, Pepê Monerat e Daniel Carvalho que misturou e masterizou.

O artista multidisciplinar carioca, de ascendência italiana, no anos 90 formou uma banda de rock experimental, Mulheres Q Dizem Sim, tendo começado nesse período a trabalhar com Moreno Veloso e com Alexandre Kassin. Lancellotti gravou “Domenico +2” com Moreno e Kassin, no âmbito do projecto +2. O artista colaborou ainda com nomes como Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso, Daniel Jobim, Gal Costa, Gilberto Gil, Fernanda Abreu e Quarteto em Cy, participando também em projectos como a Orquestra Imperial ou Os Ritmistas. Já editou “Cine Privê” (2011) e “Serra dos Órgãos” (2017), acrescentado agora à lista “Raio” (2021).

A seguir, podes ouvir “Raio” na íntegra e assistir ao concerto de Domenico Lancellotti para a RTP Palco, gravado na Escola do Largo.