Reportagem: Tool @ Altice Arena, Lisboa

Reportagem: Tool @ Altice Arena, Lisboa

Nero

Numa experiência quase religiosa, os Tool foram majestosos na Altice Arena, através de um concerto imperial e catalisador de uma intensa experiência sensorial.

Não se pode dizer que tenham havido surpresas (e, no entanto, estas existiram) no concerto dos Tool. A banda não edita há uma carrada de tempo (irá quebrar esse silêncio no próximo dia 30 de Agosto), portanto a playlist seguiria o percurso da discografia, além disso, os dois temas novos apresentados, “Descending” e “Invincible”, também já eram conhecidos através de bootlegs. A postura do quarteto, proibindo esta nova praga de viver concertos através de um ecrã, anunciada nas redes sociais e amplamente exposta na Altice Arena (por exemplo, com cartolinas nas costas de cada cadeira) também só terá surpreendido os mais incautos.
E por mais pseudo polémica que tenha gerado, certamente não haverá ninguém que a esta hora não esteja agradecido por ter visto um concerto focado no palco, no som e na experiência visual, porque isso permitiu (tenham-no feito de forma consciente ou inconsciente) transcender as correntes que os objectos de ligação ao mundo digital criaram no ser humano actual, mesmo que por apenas uma hora e meia.

Assim, cada um dos cerca de 20 mil indivíduos ali reunidos, foi feito uno com a banda e com o monumental concerto que esta ofereceu.

LÊ A REVIEW COMPLETA AQUI!