RIP Alan Rogan (Pete Townshend Guitar Tech)

RIP Alan Rogan (Pete Townshend Guitar Tech)

Rodrigo Baptista

Pete Townshend, guitarrista dos The Who, e Andy Mooney, CEO da Fender, expressou os seus sentimentos em relação ao falecimento de Rogan, um técnico que trabalhou com vários dos maiores vultos da guitarra eléctrica.

Faleceu o Guitar Tech Alan Rogan, conhecido por trabalhar há mais de 40 anos com Pete Townshend dos The Who. As causas de morte não foram reveladas, mas a banda já emitiu um comunicado onde se pode ler o seguinte: «É com grande pesar que anunciamos que Alan Rogan, técnico de guitarra de Pete Townshend e amigo próximo por mais de 40 anos, faleceu, o Alan era essencial e um membro bastante respeitado da equipa dos The Who durante muitos anos e vai deixar saudades.»

Andy Money, CEO da Fender, partilhou uma carta aberta onde fala sobre a sua relação com Alan Rogan. Lê aqui em baixo.

«Foi com enorme tristeza que soube da morte de Alan Rogan. O Alan será certamente lembrado como o guitar tech de Pete Townshend por mais de quarenta anos, mas durante a sua histórica carreira o Alan trabalhou com inúmeros artistas lendárias, incluindo George Harrison, Ronnie Wood, Keith Richards, Joe Walsh, Tom Petty, Graham Nash, Angus Young e Eric Clapton.

Conheci o Alan no início dos anos 90. O Alan sabia que eu era um fã da Fender e foi suficientemente simpático para, no nosso primeiro encontro, me oferecer uma cópia da primeira edição do Bacon & Day’s Fender Book. Tenho vindo a coleccionar as guitarras fotografadas nesse livro desde então.

O Alan e eu trocámos emails durante o último mês, dissertando sobre o valor que as estimadas guitarras do David Gilmour poderiam atingir. Estávamos ambos bastante errados. Os comentários do Alan foram esclarecedores e divertidos, como sempre.

Quem conhecia o Alan sabe que ele era alguém que animava qualquer sala e dava graça a qualquer conversa, mas o Alan era também um guitar tech muito profissional e perfeito- O Alan teve a graciosidade de me levar ao backstage nas ocasiões em que andou em tour com The Who e AC/DC. Tinha muito orgulho no seu trabalho e não havia detalhe a que não prestasse atenção.

Em nome das inúmeras pessoas na Fender com quem o Alan trabalhou ao longo de tantos anos, queríamos expressar a nossa gratidão ao Alan Por o termos conhecido, a nossa tristeza por vê-lo partir e as nossas condolências à Kerri, filha do Alan, e aos seus muitos amigos que certamente vão sentir a sua falta.

Sinceramente,

Andy Mooney»

Pete Townshend também fez uma publicação através do Instagram, que podes ver aqui em baixo.