Quantcast
RIP Ronald “Khalis” Bell [Kool & The Gang]

RIP Ronald “Khalis” Bell [Kool & The Gang]

Redacção

Ronald “Khalis” Bell, co-fundador e voz do grupo R&B, soul e funk Kool & The Gang morreu, vítima de morte súbita, aos 68 anos. Deixa uma extensa discografia e um baú de memórias musicais ímpar.

Segundo anúncio da Universal Music, Ronald “Khalis” Bell faleceu subitamente na manhã de quarta-feira (9 de Setembro), na sua casa nas Ilhas Virgens Americanas. O músico tinha 68 anos e um vasto currículo musical.

Vencedores de dois Grammys, os Kool & The Gang foram formados em Nova Jersey, em 1964, por Ronald “Khalis” Bell, o seu irmão Robert “Kool” Bell, Dennis “D.T.”. Thomas, Robert “Spike” Mickens, Charles Smith, George Brown e Ricky West.

Ao longo de uma carreira de cinco décadas sem interregno, o grupo vendeu mais de 70 milhões de álbuns em todo o mundo e alcançou 12 dos dez primeiros singles nos EUA. As suas canções encheram as ondas de rádio durante os anos 70 e 80, para além de bandas sonoras de filmes como “Rocky”, “Saturday Night Fever” ou “Pulp Fiction”.

Ronald “Khalis” Bell, nascido a 1 de Novembro de 1951, Youngstown, Ohio, fica conhecido como sendo o motor dos Kool & The Gang, muitas vezes fazendo malabarismos com múltiplos papéis, incluindo compositor, arranjador, produtor, cantor e até saxofonista. Os seus talentos podem ser ouvidos no sucesso nº 1 do grupo “Celebration”, o clássico funk “Jungle Boogie” ou na balada pop dos anos 80 “Cherish”. Outras faixas notáveis são os exemplos de “Ladies Night”, “Joanna”, e “Higher Plane”. Bell também trabalhou com os The Fugees no seu álbum de estreia, “Blunted on Reality”, de 1994.

Bell permaneceu um membro activo dos Kool & The Gang até à sua morte. O grupo lançou mais recentemente um álbum de Natal, em 2013, juntou-se a Van Halen na estrada e embarcou numa digressão comemorativa do 50º aniversário da carreira. Em 2018, Ronald e o irmão Robert entraram no Songwriters Hall Of Fame.

Ronald “Khalis” Bell morre aos 68 anos de idade, deixando inúmeras memórias musicais, eternas, como as que podes ouvir mais abaixo: