RIP Trini Lopez

RIP Trini Lopez

Redacção

O cantor e guitarrista Trini Lopez morreu aos 83 anos de idade, vítima de Covid-19. Fica conhecido por temas como “La Bamba” ou “If I Had A Hammer” e por ter concebido duas guitarras Gibson.

Trini Lopez, guitarrista e cantor conhecido por temas como “La Bamba”, “If I Had a Hammer” ou “Lemon Tree”, morreu aos 83 anos de idade, vítima de Covid-19.

Lopez começou a sua carreira musical aos 15 anos de idade, quando formou a sua primeira banda. Em 1963, Frank Sinatra viu Lopez actuar e recrutou imediatamente o artista para a Reprise Records. A partir daí, Lopez produziu vários êxitos, incluindo a sua interpretação de “If I Had a Hammer”, escrita por Pete Seeger e Lee Hays e que atingiu o número um nos EUA, acabando por alcançar o estatuto de ouro, a sua versão de “Lemon Tree”, escrita por Will Holt e ainda a versão do clássico mexicano “La Bamba”. Continuou a lançar álbuns e êxitos ao longo dos anos sessenta, bem como a actuar em clubes nocturnos em todos os Estados Unidos, incluindo participações regulares como cabeça de cartaz em Las Vegas.

Além da carreira como músico, Lopez também concebeu duas guitarras para Gibson, The Trini Lopez Standard e The Lopez Deluxe, que foram produzidas de 1964 a 1971. As suas guitarras são apreciadas por muitos músicos, incluindo Dave Grohl, dos Foo Fighters, que não as dispensa.

Hoje o mundo perdeu tristemente mais uma lenda, Trini Lopez. Trini não só deixou um belo legado musical próprio, como também ajudou inconscientemente a moldar o som dos Foo Fighters“, escreveu Grohl na conta do Twitter da banda. “Cada álbum que fizemos, desde o primeiro até ao mais recente, foi gravado com a minha guitarra vermelha de assinatura Trini Lopez. É o som da nossa banda, e o meu bem mais precioso desde o dia em que o comprei em 1992. Obrigado, Trini por todas as suas contribuições“.

Paralelamente à sua carreira musical, Lopez também participou em vários filmes. Em 1967, trabalhou ao lado de um elenco que incluía Charles Bronson, Ernest Borgnine, John Cassavetes, Lee Marvin, Donald Sutherland e Telly Savalas em “The Dirty Dozen”, de Robert Aldrich. Também apareceu no filme “The Phynx”, de 1970, entre outros. Para além do grande ecrã, apareceu em vários programas de televisão, incluindo “Adam-12”.