Rock in Rio Lisboa: Tudo o que precisas de saber sobre a EDP Rock Street

Rock in Rio Lisboa: Tudo o que precisas de saber sobre a EDP Rock Street

Tiago da Bernarda

A cidade temática do festival inspira-se na cultura brasileira e conta com vários concertos e animação de rua.

Na próxima edição do Rock in Rio Lisboa que se realiza de 20 a 21 e 26 a 28 de maio, a EDP Rock Street será inspirada pela cultura e história brasileira.

Durante os cinco dias de evento, das 16h15 às 22h, a “cidade” temática do festival conta com actuações em homenagem a grandes figuras da música brasileira, dançarinas baianas e demonstrações de capoeira. A cantora que “samba desde que nasceu” vem cantar Martinho da Vila, e é um dos principais nomes da EDP Rock Street.

Os visitantes da rua mais animada da cidade do Rock podem “viajar” até ao Brasil, vivendo, durante quase seis horas, um pouco da música, da cultura e do folclore do país que viu o Rock in Rio nascer.

A programação foi anunciada na quarta-feira passada, numa conferência que contou com a presença de Roberta Medina juntamente com Zé Ricardo (Diretor Artístico da EDP Rock Street), Paulo Campos Costa (Diretor de Coordenação Global de Marca, Marketing e Comunicação da EDP).

Zé Ricardo e Simoninha (creditos agenciazero) 012(créditos agenciazero)

PROGRAMAÇÃO
Mart’nália – 1º fim-de-semana
Foi “Devagar, devagarinho” que Mart’nália se apaixonou pelo mundo da música, ao acompanhar o seu pai, Martinho da V às rodas de samba de Vila Isabel, onde aprendeu a sambar, cantar e tocar. Nesta edição do Rock in Rio – Lisboa 2016, para além de trazer para o palco todos os seus grandes sucessos, vai ser a filha de Martinho da Vila a pedir “Canta canta, minha gente”, e a fazer o público cantarolar às “Mulheres” desta Rock Street. A cantora que “samba desde que nasceu” subiu ao palco da Cidade do Rock em 2015 num Tributo a Cassia Eller. Em 2016, vem a Lisboa e é um dos nomes mais esperados da EDP Rock Street ao cantar as músicas mais conhecidas do seu pai, o grande Martinho da Vila, e também suas próprias.

Serjão Loroza – 1º fim-de-semana
“Neguinho de Madureira” inspira-se em James Brown, Gerson King Combo e Tony Tornado para desenvolver a sua carreira multifacetada. Serjão Loroza, o menino dos subúrbios cariocas, é um intérprete que canta desde as marchinhas de carnaval aos clássicos da MPB, passando pelos clássicos da música pop mundial.
O cantor brasileiro sobe ao palco da EDP Rock Street para fazer a festa em Portugal cantando “A Malandragem Carioca”, já que, para Serjão Loroza, “celebrar de onde eu vim me faz ser quem eu sou”.

 Léo Gandelman – 2º fim-de-semana
Um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, o saxofonista Léo Gandelman é tão transversal como o evento Rock in Rio: tanto o público jovem como os fãs de MPB, passando pelos apaixonados pelo pop, adoram a música do saxofonista. No palco da EDP Rock Street, Léo Gandelman vai, mais uma vez, ultrapassar as fronteiras entre o clássico e o popular a bordo do seu saxofone que entoa “Música de Fronteira”. Mas o artista vai ainda mais além ao interpretar músicas de Tom Jobim e Noel Rosa, que farão o público sentir “A Garota de Ipanema” a passar ao som de “Wave”. E se o “Último Desejo” do público for ouvir uma “Conversa de Botequim”, Léo Gandelman não irá desiludir. Promete, aliás, concertos inesquecíveis, tal como aconteceu no Rock in Rio – USA em 2015.

Ciro Cruz – 2º fim-de-semana
Apesar de já viver em Lisboa há alguns anos, o baixista Ciro Cruz vai trazer para o palco da EDP Rock Street os “Ritmos do Nordeste brasileiro”. Os visitantes da cidade do rock vão poder dançar ao som dos ritmos de que ajudaram a construir a MPB, como Baião, Maracatu e Frevo. A música instrumental e cantada vai-se misturar ao longo do espectáculo, que terá também espaço para mencionar ícones da música brasileira como Alceu Valença e Chico Science. Baixista virtuoso, Ciro Cruz já trabalhou com grandes nomes da música brasileira como Gabriel Pensador e ED Motta.

Toni Garrido – 2º fim-de-semana
Toni Garrido não vai deixar ninguém “morrer de saudade” de Tim Maia. É mais um artista a subir ao palco da EDP Rock Street e a entoar grandes nomes da música brasileira. “Gostava Tanto de Você”, “Azul da Cor do Mar” e “Dia de Domingo”, são alguns dos clássicos de Tim Maia que vão fazer vibrar o público português. Toni Garrido vai também levar “Todo Meu Canto” para a cidade do rock, cantando algumas das suas músicas mais acarinhadas pelo público português.
Cantor, compositor, apresentador e ator brasileiro, Toni Garrido ficou principalmente conhecido por ser o vocalista dos Cidade Negra, uma banda brasileira de reggae com influências do soul e do pop rock. O cantor atuou também com Simoninha no Rock in Rio – USA, em Las Vegas.

Simoninha – 2º fim-de-semana
Músico, intérprete, compositor e produtor, Wilson Simoninha sempre esteve ligado ao mundo da música. Em mais de vinte anos de carreira, integrou produções de grandes nomes da música brasileira e foi vocalista da banda Suíte Combo. Considerado um showman da nova geração, Simoninha traz ao palco da EDP Rock Street, para além dos seus principais hits, o “suingue” e o bom gosto do samba rock de Jorge Ben Jor. Simoninha vai levar para a cidade do Rock o ritmo deste “País Tropical” e promete fazer o público vibrar ao cantarolar “Que maravilha”! Simoninha participou na homenagem dos 450 anos do Rio de Janeiro, no Rock in Rio 2015, tendo atuado no mesmo ano em Las Vegas.

Fotos: Agência Zero

EGITANA